Adubos caseiros para sua horta vegana

Dicas simples para adubar sua horta de maneira vegana e reduzir a produção de lixo

horta-adubos

A água da lavagem do arroz pode ser aproveitada como adubo

Água com nutrientes

A água do cozimento de legumes (desde que sem sal ou óleo) está cheia de nutrientes e pode ser aproveitada como adubo, ou você pode cozinhar cascas de frutas e legumes (banana, melão, batata, chuchu, abóbora, etc), coar e utilizar (sempre fria).
A água da lavagem do arroz é rica em minerais. A água que sobra de um vaso de flores pode ser aproveitada para o mesmo fim.

Borra de café

Misture 100 gramas de borra de café com 1 litro de água para regar. A borra de café contém nutrientes importantes para o solo e protege as plantas, por ser repelente para certos tipos de larvas, caracóis e lesma, além de eliminar bactérias nocivas ao  solo. Para usar como relepente, polvilhe um pouco de borra na base das plantas.

Dolomita

Muito utilizada como suplemento alimentar, ela também é uma ótima fonte de cálcio e magnésio para as plantas. Reduz o ph da terra. Deve se misturada em pequena quantidade ao substrato.

Cascas de frutas cítricas

Cascas de frutas como laranja e limão podem ser espalhadas sobre a terra para servir como repelente natural de formigas e pulgões.

Adubo caseiro

Para preparar o adubo, reaproveite um pote ou balde plástico de tamanho médio com tampa. Faça pequenos furos na parte de baixo do pote, laterais e também na tampa. Coloque uma camada de terra, no meio coloque cascas de legumes, frutas (menos as cítricas) e folhas trituradas num processador/liquidificador ou picados à mão em pedaços bem pequenos. Você pode adicionar também borra de café e restos de ervas do preparo de chás. Cubra com mais terra, tampe, coloque um recipiente embaixo para receber o líquido e deixe descansar por cerca de 40 dias antes de utilizar.

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016