Como afastar camundongos de sua casa

Saiba como remover e afastar camundongos de casa, sem lhes causar qualquer mal

camundongoSe você viu um camundongo dentro ou em torno de sua casa, trata-se provavelmente de um camundongo comum, e você provavelmente tem algo que ele precisa para sua sobrevivência, como comida e abrigo. Estes companheiros mamíferos particularmente apreciam sementes, grãos e nozes. Os camundongos domésticos variam de 7 a 15 centímetros, tem pelagem marrom-acinzentada, orelhas pontudas, e cauda sem pêlos. Suas fezes têm forma de bastonete  e podem fazer ruídos como de arranhões, nas paredes ou sótãos. Frequentemente fazem os mesmos caminhos entre seu ninho e comida, e deixam rastros nestes.

Os camundongos machos dominantes são noturnos; os machos menos dominantes podem se alimentar durante o dia. Eles só precisam de uma pequena quantidade de comida para sobreviver e podem viver por um tempo sem acesso à água potável. Seus ninhos são habilmente tecidos a partir de material fibroso desfiado, como tecido, papel, ou ervas secas. A vida de um camundongo é perigosa. Além de ser mal recebido nas casas, eles fazem parte significativa da cadeia alimentar para corujas, gaviões, e muitos outros predadores.

O que não usar:

Armadilhas feitas de cola são das mais desumanas já inventadas. Alguns animais mastigam até arrancar seus membros, na tentativa de libertar-se. Além disso, qualquer animal pode ficar preso e sofrer severamente em armadilhas de cola e substâncias pegajosas. Armadilhas de cola e substâncias adesivas destinadas a grudar nos ratos quando eles tocam ou caminham sobre a substância nunca devem ser usadas.

Raticidas (venenos) jamais devem ser usados. Eles causam sofrimento prolongado e hemorragia interna, e também podem envenenar outros animais e crianças. Um animal que comer um camundongo envenenado pode ser envenenado também. Ratoeiras também são cruéis e desnecessárias. Existem formas duradouras e muito mais eficazes para desencorajar camundongos e afastá-los.

Como remover os camundongos de uma casa:

1 – Os camundongos podem espremer-se através de buracos do tamanho de uma moeda. Tape buracos com lã de aço ou cubra-os com telas finas. Procure por buracos em canos, calhas e fios que levem para dentro de casa, onde o tapume ou vedação da casa se deteriorou, e onde a fundação esteja rachada. Verifique a existência de buracos do nível do solo para o telhado, se possível. Espuma de poliuretano em aerosol ou calafetagem podem ser aplicados sobre palha de aço para fortalecê-la.

2 – Sele aberturas sob e atrás de aparelhos com látex de calafetagem. Coloque bolas de algodão embebidas em óleo de hortelã-pimenta ou algum material (um pano, tecido, etc) usado e com cheiro de gato como um bloqueio temporário, até que você sele permanentemente os orifícios de entrada de sua casa.

3 – Camundongos são sensíveis a cheiros e particularmente não gostam de hortelã-pimenta. Embeba bolas de algodão com óleo de hortelã-pimenta, coloque-as nos caminhos utilizados pelos camundongos, ou onde você vê evidência deles. Você também pode preencher um pequeno frasco de spray com 1/4 xícara de água e 40 gotas de óleo de hortelã-pimenta. Agite o frasco e borrife em rodapés e dentro de armários, ao longo de suas extremidades posteriores.

4 – Mantenha comedouros de aves limpos e sem sementes espalhadas. Sementes atraem ratos, camundongos, aves de rapina (que acham que é um lugar conveniente para capturar um pássaro ou roedor distraído), e outros animais selvagens. É melhor para as aves selvagens e do ecossistema que você ofereça uma tigela ou banheira para pássaros do que alimentadores. Aves precisam de água doce para tomar banho e beber durante todo o ano, portanto as aves serão atraídas pela água, especialmente se a banheira for mantida limpa e a água trocada diariamente.

5 – Alimente animais de estimação dentro de casa e armazene alimentos para animais de estimação não consumidos na geladeira.

6 – Varra migalhas e outros alimentos caídos prontamente.

7 – Guarde todos os alimentos em recipientes de metal ou de vidro à prova de ratos. “Alimento” inclui alpiste, ração animal, lixo de todos os tipos e compostagem. Camundongos podem roer latas de lixo de plástico, tubos de plástico e madeira.

8 – Cubra caixas de adubo com telas finas de arame.

9 – Elimine locais de nidificação, reduzindo a desordem dentro de casa, removendo pilhas de detritos e utensílios descartados, e colocando lenha e veículos à distância da casa. Mantenha uma borda de cascalho ou pedregulhos em torno da fundação, do lado de fora da casa. Estas medidas também irão reduzir o número de lugares onde os camundongos podem armazenar seus alimentos.

10 – Certifique-se de limpar os caminhos, áreas de armazenamento de alimentos e áreas de nidificação dos camundongos. Limpe as superfícies com desinfetante. Jogue fora todo o alimento que os ratos tocaram.

11 – Há armadilhas para ratos que não causam nenhum mal ao animal, capturando-o ileso. Não solte camundongos capturados em uma área desconhecida. Libertar camundongos em ambiente externo, perto de uma pilha de lenha, fornece a eles um lugar onde podem fazer a transição para uma vida ao ar livre. Certifique-se de que todos os orifícios de acesso que eles usaram para entrar na casa estejam selados. Depois de ter selado aberturas para a casa você pode precisar montar uma ou mais armadilhas destas, para vários dias, a fim de capturar qualquer camundongo que possa estar preso dentro da casa selada. Coloque as armadilhas “humanas” onde você encontrar evidência de camundongos, como seus excrementos.

12 – Solte em ambiente externo qualquer camundongo preso nas armadilhas de dentro de sua casa. A maioria das armadilhas humanas (como armadilhas Havahart) permitem que você libere o camundongos sem tocá-los.

13 – Outra forma fácil de capturar camundongos humanamente:  pegue um balde alto, esfregue manteiga de amendoim em um anel no interior da circunferência do balde, e posicione tijolos ou caixas como degraus contra o balde, para que os camundongos possam subir e cair dentro. Coloque toalhas dobradas sobre o fundo do balde onde os camundongos vão cair. Cubra com uma toalha a parte de cima do balde e liberte os camundongos ao ar livre, longe de casa, perto de uma pilha de lenha.

IMPORTANTE: Verifique qualquer armadilha que você monte de hora em hora, para evitar que os camundongos sofram devido à captura e falta de alimentos.

Fonte: Creative Critter Solutions

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016