Alimentos adequados para veganos, fáceis de encontrar e de preparar

por Veggi & Tal

servir-vegan

Se você tem dúvidas sobre o que um vegano come, este artigo é para você. Quer esteja começando no veganismo, ou vá receber veganos e não sabe o que servir, indicamos opções simples e fáceis de encontrar, que podem te ajudar neste momento:

– Oleaginosas e sementes em geral são ótimas opções para o lanche, como castanha de caju, do pará, amêndoas, etc. Boa parte dos alimentos derivados do amendoim são apropriados para veganos – tanto os doces quanto os salgados. Amendoim torrado, paçoca e manteiga de amendoim são alguns exemplos.

– Muitos pães também são adequados, sendo que o mais fácil de encontrar é o pão francês. Mas pergunte na padaria quais são os ingredientes do pão, pois algumas acrescentam banha à massa.

– Para passar no pão, as opções mais fáceis são as geléias de frutas, manteiga de amendoim e alguns patês sem maionese, com ou sem soja. Eles também podem ser preparados em casa com facilidade.

– Frutas: sucos, saladas e cremes preparados com frutas, frescas ou secas, que podem acompanhar cereais, como aveia, linhaça, etc. Boa parte dos doces derivados de frutas – como goiabada, bananada, doce de abóbora, geléias, frutas em compota ou calda, não contém ingredientes de origem animal.

– Bebidas, como café e chás. Para fazer chocolate (quente ou frio), basta preparar um leite vegetal e batê-lo no liquidificador com chocolate/cacau em pó, adoçando à gosto. Alguns leites vegetais são muito baratos e simples de preparar, como o leite de aveia, de arroz ou de amendoim.

– Se for servir uma refeição: alimentos simples, conhecidos e bem temperados rendem pratos saborosos. Por exemplo, arroz com feijão, uma boa salada variada e legumes temperados e assados, ou cozidos no vapor.
Há ainda as massas sem ovos, como o macarrão feito de sêmola, grano durun ou farinha integral, que podem ser servidos com molho de tomate.

– Se quiser oferecer um lanche ou refeição mais elaborados, uma opção que a maioria dos veganos aprova é o palmito. Ele é fácil de achar e preparar, é delicioso e pode ser utilizado como recheio em lanches e salgados, ou para enriquecer vários pratos.

Se alimentar de maneira 100% vegetariana é fácil.

– Importante: Quando for comprar um alimento industrializado leia sempre o rótulo – mesmo de produtos que em princípio não contém ingredientes de origem animal, pois as marcas variam a fórmula dos produtos e podem acrescentar todo tipo de ingrediente neles. Ler as letrinhas miúdas leva apenas alguns segundos e garante que você não terá surpresas ruins. Na hora da refeição, deixar a embalagem do produto industrializado disponível para que os veganos consultem e tirem dúvidas é uma forma de demonstrar gentileza e respeito.

Aqui no Veggi & Tal você encontra centenas de receitas veganas, das mais simples às mais elaboradas. Clique e confira.

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016