Amamentar é vegan?

Esclarecendo um equívoco comum

amamentandoAmamentação no veganismo ainda é uma questão confusa para algumas pessoas. Afinal, o que se sabe dos vegans é que não ingerem produtos de origem animal (não humano). Para estas pessoas, parece certo que a amamentação não é vegan, chegando ao extremo de acusar estas mães e pais de radicalismo por supostamente privar seus filhos deste alimento essencial no início de suas vidas.

Afinal, mães veganas amamentam seus filhos? Sim, com certeza! Os vegans são totalmente a favor da amamentação. Eles concordam que leite materno é um alimento perfeito – para os bebês de mesma espécie. Ou seja, leite humano é perfeito para bebês humanos, leite de vaca é perfeito para bezerros, leite de cabra perfeito para cabritos, e assim por diante. E assim que o bebê atinge a idade para o desmame, ele é capaz de se nutrir com outros alimentos.

Da mesma maneira que você não vê animais crescidos de outras espécies ingerindo leite, o ser humano também não necessita de leite após o desmame, nem de sua própria espécie (muito menos de outras).

Passada a fase de amamentação, o ser humano pode obter cálcio e outros nutrientes dos vegetais: brócolis, couve, tahine, amêndoas, soja, chia, são alguns exemplos de alimentos ricos em cálcio.

Os laços de maternidade e proteção de seus filhos não são exclusividade humana. Beber o leite da vaca ou de qualquer outra espécie significa tomar algo que não nos pertence. Não foi feito para nós. Mas amamentar seu filho (ou mesmo doar seu próprio leite para um banco de leite, por exemplo) é perfeitamente vegano.

Clique aqui e leia mais sobre a alimentação de bebês veganos.

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016