Aproveitamento integral – Mamão

Acessível, nutritiva, saborosa e versátil. Todas as suas partes podem ser aproveitadas. Veja as propriedades do mamão e dicas de utilização

Aproveitamento integral - MamãoO mamão possui grande quantidade de vitamina A, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5),que auxiliam no sistema imunológico; é rico em vitamina C e possui propriedades antioxidantes. Entre os minerais, destaca-se o fósforo. 100 g do mamão papaia tem em média 100% da recomendação de vitamina C para mulheres e quase 90% da recomendação para homens.

Contém uma substância chamada papaína,enzima encontrada na polpa do mamão que funciona como facilitadora do processo digestivo de proteínas.

O mamão ajuda ainda a regular o intestino, pois possui boa quantidade de fibras.

Contém carotenóides, pigmentos naturais responsáveis pela cor . Eles estão relacionados a funções antioxidantes ou ações biológicas nos seres humanos, como fortalecimento do sistema imunológico, diminuição do risco de doenças degenerativas como o câncer, doenças cardiovasculares, entre outras.

Na culinária, o mamão é utilizado de diversas maneiras, como, para fazer vitaminas, sucos, geléias, salada de frutas, sobremesas, saladas, etc.

Cascas

Antes de descascar o mamão, higienize bem sua casca: ela é muito rica em vitamina C. Você pode utilizá-la para preparar sucos, doce em calda, geléias, bolos e sobremesas.
Também pode-se aproveitar a casca como tratamento de beleza. Massageie a pele do rosto ou corpo com a parte interna da casca do mamão, em movimentos circulares. Deixe agir por 30 minutos e enxágue. O mamão hidrata, clareia e suaviza a pele.

Sementes

As sementes são nutritivas, auxiliam a digestão e possuem propriedades vermífugas. Quando for consumir o mamão, consuma também algumas sementes, ou faça um suco batendo a polpa com água e um punhado de sementes.

Geléia de semente de mamão:

1 xícara de sementes de mamão
1/2 xícara de polpa de mamão
1/2 xícara de açúcar cristal orgânico
1/2 xícara de água

Preparo: Cozinhe as sementes de mamão com 1 xícara de água por 15 minutos. Escorra e bata as sementes no liquidificador com 1/2 xícara de água e a polpa do mamão. Coe. Leve para cozinhar com o açúcar, mexendo de vez em quando até engrossar.

Referência: nutrição em foco

Veja também:

Geléia de mamão com laranja e gengibreSmoothie havaiano

 

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016