Aproveitamento integral de vegetais

Informações, dicas e receitas para aproveitar melhor os vegetais

paroveitamento integral de vegetaisCostumamos jogar no lixo cascas de frutas e folhas e talos de hortaliças, que muitas vezes contêm nutrientes como vitamina C, carboidratos, proteínas e fibras em quantidades maiores do que as encontradas nas partes consumidas desses produtos. Aproveitando todas as partes nutritivas dos vegetais, comemos melhor e combatemos o desperdício de alimentos.

Para reconhecer o potencial das partes descartadas dos vegetais, uma pesquisa desenvolvida no Instituto de Biociências (IB) da Unesp Botucatu avaliou o valor nutricional, em cada 100 gramas, de 20 espécies de frutas e hortaliças das mais consumidas pelos brasileiros.
“Por falta de conhecimento da população sobre o valor nutricional dos talos, folhas e cascas e como aproveitá-los nos pratos, eles acabam indo para o lixo, algo inadmissível em um país em que a desnutrição atinge cerca de 22 milhões de pessoas”, comenta Giuseppina Lima, docente do Departamento de Química e Bioquímica do IB e coordenadora da pesquisa.

No estudo, alguns alimentos surpreenderam os pesquisadores, como é o caso da folha de couve-flor: constatou-se que 100 g da folha contêm 122 mg de vitamina C, quantidade quatro vezes maior do que no mesmo volume da polpa da laranja, por exemplo. Esta folha pode ser consumida crua ou cozida; refogada, fica muito parecida com a couve manteiga.
O estudo demonstra que as camadas externas de várias frutas são ricas em carboidratos, que fornecem energia às células, fortalecem a parede celular e servem de reserva energética; podem ser utilizadas em muitas diferentes preparações, em sucos, bolos, compotas, geléias, doces, etc.

Em 100 g de casca de laranja, os pesquisadores acharam 107 mg de fósforo, volume bem superior ao verificado na polpa da fruta (18 mg); também foi detectado cálcio na concentração de 362 mg. A casca de limão é outra muito nutritiva, possuindo 3 g de proteínas a cada 100 g, o maior volume entre as frutas estudadas. Já a casca de banana tem o dobro de potássio, 0,9 g, em relação ao encontrado na polpa da fruta, com 0,4 g.
Outro alimento que surpreende pesquisadores é a casca da jabuticaba, que possui porções de antocianinas na casca, as mesmas substâncias presentes nas uvas escuras e  apontadas como grandes benfeitores das artérias.

Outros alimentos muito nutritivos comumente descartados: cascas e sementes de abóbora; talos de vegetais diversos como salsinha, agrião, couve, espinafre; ramas de cenoura e folhas de beterraba, e muitos outros. Todos estes ingredientes podem ser aproveitados, incrementando e enriquecendo receitas como refogados, risotos, saladas, sopas, massas, pães, bolos, etc;  ou usando a criatividade para inventar novas preparações.

Higienizando os alimentos

É comum o receio de consumir cascas e partes externas dos vegetais por medo de contaminação e agrotóxicos. Veja como higienizar bem seus vegetais:

– Em água corrente, esfregue bem os vegetais com uma escovinha separada somente para este fim. Folhas e talos devem ser esfregados à mão.
– Deixe os vegetais de molho em solução de água com vinagre (2 colheres de sopa para cada litro de água)  ou água sanitária (1 colher de sopa para cada litro), por 20 minutos e enxágue.
– Para ajudar a remover os agrotóxicos, deixe de molho em solução de água e bicarbonato de sódio (1 colher de sopa para cada litro de água) por mais 20 minutos.

Desperdício

Quase metade da comida no mundo é jogada fora. No Brasil, cerca de 26,3 milhões de toneladas de alimentos ao ano tem o lixo como destino. Diariamente, desperdiçamos o equivalente a 39 mil toneladas por dia, quantidade esta suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros, com as três refeições básicas: café da manhã, almoço e jantar. O Brasil é um dos campeões mundiais de desperdício.

Os processos produtivos geram exploração de animais humanos e não-humanos, além de graves impactos ambientais. Como veganos, combater o desperdício é uma forma de tornar nossa ação no mundo mais ampla, efetiva e consistente, além de nos beneficiar diretamente.

Fontes de consulta: UnespCEASABanco de AlimentosSaude Abril

Receitas que aproveitam partes desprezadas dos vegetais:

Bife de casca de banana | Patê de pão e talos de salsinha| Suco de limão e uva verde | Compota de casca de melão com hortelã | Compota de jabuticaba | Pudim de jabuticaba| Aluá de abacaxi| Chá de cascas de abacaxi|

 

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