Atletas veganos

fiona

Fiona Oakes

O número de atletas que optam por uma dieta vegetariana é crescente e a lista de atletas vegetarianos famosos também não é pequena. Entre eles estão Dave Scott (6 vezes campeão ironman), Carl Lewis e Éder Jofre. Apesar dos muitos mitos que cercam o tema da nutrição vegetariana, uma dieta vegetariana é capaz de suprir as necessidades nutricionais de atletas de todos os estilos, desde que esta seja adequadamente planejada.
Por se tratar de uma dieta rica em carboidratos, fibras e água, ao mesmo tempo em que é baixa em gorduras, especialmente as gorduras saturadas, a dieta vegetariana atende à demanda tanto de atletas de força como de atletas de resistência, seja na fase de treino ou de competição.

Com relação à proteína, uma dieta vegetariana bem planejada fornece toda a proteína necessária ao atleta, salvo os casos em que haveria necessidade de suplementação mesmo em uma dieta que inclua carnes. Uma vez que os alimentos de origem vegetal têm um perfil incompleto de aminoácidos, o segredo está em variar razoavelmente as fontes de proteína vegetal, o que garante a ingestão de todos os aminoácidos essenciais. A adoção de métodos complicados para calcular a complementação desses é desnecessária, basta variar a fonte. Boas fontes de proteína vegetal são o tofu, o leite de soja, as leguminosas e todos os tipos de castanhas e sementes. Esses mesmos alimentos também são boas fontes de ferro, mineral que o vegetariano encontra ainda nas frutas secas, nos vegetais verde-escuros e no melado de cana. Devido à sua natureza vegetal, esse ferro é mais bem absorvido quando acompanhado de uma fonte de vitamina C.

Não é de hoje que se reconhece a viabilidade das dietas vegetarianas até mesmo para atletas de alta performance. Com a aplicação do conhecimento atual em nutrição vegetariana, é perfeitamente viável para um atleta adotar esse estilo alimentar.

Alguns famosos atletas veganos ou vegetarianos

Carl Lewis
Eleito o “Esportista do Século” pelo Comitê Olímpico Internacional, o velocista vegano, nascido nos Estados Unidos, colecionou 10 medalhas olímpicas em provas de velocidade, sendo nove delas de ouro. Em 1991, bateu o recorde de 9,86 segundos na prova dos 100 metros rasos.

Dave Scott
Foi seis vezes campeão do Ironman no Hawaii, a principal competição de triatlon no mundo, chegando em primeiro lugar em 1980, 1982, 1983, 1984, 1986 e 1987.

Éder Jofre
O maior pugilista brasileiro de todos os tempos, vegetariano desde os 20 anos de idade, foi campeão mundial peso-galo em 1960 e do peso-pena em 1973 sem comer alimentos de espécie animal. Ele atribui a sua capacidade física, de resistência e força, à dieta vegetariana.

Murray Rose
Considerado um dos maiores nadadores de todos os tempos, este escocês vegetariano conseguiu, logo aos 17 anos, três medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 1956, em Melbourne, na Austrália. Nos 400m livre, 1500m livre e 4 x 200m livre. Em 1960, nas Olimpíadas de Roma, também ficou com o ouro, nos 400m livre.

Fiona Oakes
Atleta vegana ganhadora de várias maratonas e responsável por um santuário no qual vivem centenas de animais.

Robert Cheeke
Fisiculturista e ativista vegano, promove palestras e promoções de seu livro Vegan Bodybuilding & Fitness – The Complete Guide to Building Your Body on a Plant Based Diet (2010)

Fonte: ANDA – Vegamet

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016