Balas de guaco

O guaco é uma planta medicinal utilizada contra gripe, rouquidão, infecção na garganta, tosse e bronquite. Possui efeito broncodilatador e expectorante. Além de eficaz, a bala é deliciosa. Confira a receita:

balas-guacoIngredientes

1 xícara de água
2 xícaras de açúcar cristal orgânico
4 colheres (sopa) de melado de cana
1/2 xícara de folhas de guaco secas
1 colher (chá) de gengibre em pó (opcional)
açúcar orgânico para enrolar

Preparo

Leve o açúcar, a água e o guaco para ferver em fogo baixo de 3 a 5 minutos. Coe e volte o líquido para a panela, adicionando também o melado e o gengibre. Deixe cozinhar em fogo médio-baixo por alguns minutos. Para verificar se a mistura já está no ponto, despeje algumas gotas em um copo com água fria e espere alguns segundos; se endurecer já está bom.
Preencha uma assadeira grande com açúcar orgânico; faça concavidades no açúcar pressionando levemente com a ponta dos dedos por toda a forma, com um pequeno espaço entre elas. Com o auxílio de uma colher pequena, despeje o líquido nas concavidades do açúcar e espere cerca de 15 a 20 minutos para endurecer.
Passado este tempo, agite a forma levemente para soltar as balas e cobri-las com açúcar.

É recomendável fazer balas pequenas, principalmente se for oferecer a crianças, para prevenir engasgo ou sufocamento. Também pode ser preparada com guaco fresco picado.

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016