Receita de batom e gloss

batom-veganoBatons, assim como a maioria dos cosméticos, contém ingredientes de origem animal e são testados em animais; os poucos produtos vegan-friendly são, geralmente, caros. Mas você pode criar em casa batom e gloss da cor que quiser, de maneira muito simples e gastando bem pouco, usando – giz de cera!

O conceito é simples: batom é constituído por ceras (incluindo parafina), pigmentos, hidratantes e conservantes. O giz de cera comum é feito também de parafina e pigmentos – derretendo giz e misturando com óleos vegetais hidratantes, você obtém um batom de excelente qualidade.

A maioria dos gizes de cera fabricados no Brasil não leva cera de abelha, alguns deles não contém qualquer ingrediente de origem animal e nem são testados em animais. Entre em contato com o SAC da empresa para se certificar de que a marca que você pretende usar atende a estes critérios.

Certifique-se também de que o produto é escolar e atóxico (as crianças costumam levà-los à boca e à vezes até comê-los, então, eles são fabricados para não causar qualquer mal à saúde)

Vamos à receita:

Pique um giz de cera pequeno e leve para derreter em banho maria, em recipiente de cerâmica, alumínio ou vidro. Assim que o giz derreter, adicione 2 colheres de sopa de óleo vegetal – de coco, de rícino, de amêndoas, azeite – e misture bem. Você também pode adicionar um pouco de manteiga de cacau.

Para obter um batom perfumado, adicione algumas gotas de óleo essencial de sua preferência.  Despeje a mistura em potinhos, que podem ser tubos de batom, de brilho labial ou potes de sombra reaproveitados, e deixe endurecer. Você pode acelerar o processo, colocando na geladeira.

Dicas:

Você pode fazer batom de qualquer cor. Misturando diferentes cores de giz, as possibilidades são infinitas.

Quanto mais óleo você colocar, mais cremoso ficará seu batom. Para fazer gloss, é só aumentar a quantidade de óleo na receita – adicione 4 colheres de sopa de óleo vegetal. Uma mistura de óleo de rícino e óleo de coco é excelente para fazer gloss.

Este batom tem ótimo efeito de cor e hidratação (melhor do que muitos dos batons comerciais), não precisa ser conservado em geladeira e pode ser levado na bolsa tranquilamente.

Com um pouco mais de 1 real você pode comprar uma caixinha de giz e começar e fazer seus próprios batons!

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016