Bicarbonato de sódio – utilizações na saúde, higiene e limpeza

bicarbonato-usosEste pózinho branco é de grande utilidade para tratamentos de saúde, higiene e limpeza, sustituindo com eficácia cosméticos e produtos de limpeza diversos, que podem ser agressivos à saúde e ao meio ambiente, além de serem testados em animais (na sua grande maioria)

Abaixo, algumas utilizações deste poderoso produto:

Saúde e higiene pessoal

Clarear os dentes – escove os dentes com uma pitada de bicarbonato, para clareá-los. (utilize de vez em quando, no máximo 1 vez por semana)

Combater aftas, cáries e mau hálito – Despeje uma pitada do produto em um copo de água e faça bochechos

Alergias respiratórias – Limpa e a remove ácaros, poeira e mofo do ambiente, que causam alergias. 50 g de bicarbonato de sódio +10 gotas de cada óleo essencial a seguir: eucalipto citriodora, citronela e cedro – misture e aplique em colchões, cobertores, ededrons, travesseiros, bichos de pelúcia, tapetes, cortinas, etc.  Deixe agir por aproximadamente 15 minutos e retire com aspirador de pó.

Limpeza dos cabelos – o bicarbonato promove uma limpeza profunda, como um shampoo anti-resíduos. Dilua uma colher de sopa em um copo de água morna e esfregue sobre o couro cabeludo e fios. Enxague. (utilize de 15 em 15 dias)

Desodorante – O produto  previne o mau cheiro. Clique aqui e veja a receita de desodorante caseiro.

Higiene e limpeza

Higienizar alimentos – neutraliza e minimiza os efeitos nocivos dos agrotóxicos.Dilua 1 colher de sopa bicarbonato em 1 litro de água e deixe os vegetais de molho por no mínimo 30 minutos.

Na limpeza geral – O bicarbonato de sódio é  bactericida e um poderoso agente de limpeza,  removendo odores, manchas, mofo e gordura. Pode ser aplicado diretamente sobre a superfície ou diluido em água.

Roupas – adicione meia xícara de bicarbonato à lavagem de roupas para potencializar a limpeza.

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016