Como obter cálcio na dieta vegana

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Um equívoco comum é acreditar que só se consegue obter boas quantidades de cálcio através do leite animal e derivados.  Este mito é amplamente divulgado na nossa sociedade pela mídia, que nos leva a acreditar que o leite e os laticínios são fontes essenciais de cálcio. Isso não é verdade. Segundo o nutricionista especializado em dietas vegetarianas,

Dr. Jorge Guimarães, “há uma diferença com relação à eficiência com que o organismo humano aproveita o cálcio dos alimentos de origem vegetal quando comparada à eficiência com que aproveitamos o cálcio de origem animal.

Esta diferença é que o cálcio dos alimentos vegetais é mais bem absorvido. Isto é demonstrado por muitos estudos científicos: os alimentos de origem vegetal oferecem um cálcio que é mais bem utilizado pelo organismo do que o cálcio que tem origem no leite e derivados. Isso significa dizer que, quando a ingestão se dá em quantidade adequada, a qualidade do cálcio vegetal não deixa nada a desejar ao cálcio de origem animal.”

Os alimentos vegetais mais ricos em cálcio são: vegetais verde escuros, como brócolis e couve;  frutas secas, como damasco e uva passa; as castanhas e sementes, como nozes e semente de girassol; leguminosas, como feijões e soja.

São todos alimentos ricos em cálcio e também contém ferro, fibras, e uma grande diversidade de nutrientes que não são encontrados em alimentos de origem animal.

Fonte de consulta: www.nutriveg.com.br

 

 

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