Pesquisa aponta que consumo de carboidratos foi responsável pelo crescimento do cérebro humano

amido-cerebroUma nova pesquisa sugere que os hidratos de carbono podem ter desempenhado o papel mais importante de todos em nossa história: possibilitar o desenvolvimento de nossos cérebros grandes e inteligentes.

No novo estudo publicado no The Quarterly Review of Biology, Dr. Karen Hardy e sua equipe reuniram um riqueza de dados que defendem que o consumo de carboidratos, principalmente amido, foi a pedra angular da expansão acelerada do cérebro humano ao longo dos últimos milhões de anos, e co-evoluiu com a variação do número de cópias de genes de amilase salivar – que ajudam com a digestão de amidos – e fogo controlado usado para cozinhar.

A equipe observou durante sua pesquisa que:

– O cérebro humano usa 25 por cento da reserva de energia do corpo e até 60 por cento da glicose no sangue. Uma dieta pobre em glicose não atende a essas demandas.

– Gravidez e lactação exigem ainda mais reservas de glicose. Os primeiros seres humanos precisavam ingerir mais glicose durante a gravidez para manter tanto a criança quanto a mãe vivos.

– Os hidratos de carbono sob a forma de sementes, tubérculos, frutas e nozes estavam facilmente disponíveis para os primeiros humanos.

– A descoberta do fogo como ferramenta de cozinha permitiu aos humanos digerir estes amidos, que eram mais difíceis de serem digeridos crus.

– O gene da amilase salivar, aquele que nos permite produzir saliva que ajuda a digerir os amidos, se desenvolveu durante o mesmo período de tempo que o nosso cérebro cresceu.

Via: Metro

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016