Aos 100 anos, cirurgião cardíaco credita sua longevidade à dieta vegana

Aos 100 anos, cirurgião cardíaco credita sua longevidade à dieta veganaO Dr. Ellsworth Wareham, 100 anos, cirurgião cardíaco aposentado, adotou uma dieta baseada em vegetais na meia-idade, depois de conhecer um estudo que prova que a dieta vegetariana estrita pode prevenir doenças cardíacas (as conclusões desse estudo são apresentadas no documentário, Forks Over Knives, em português, Troque A Faca Pelo Garfo).

Um dos primeiros cirurgiões cardíacos dos EUA, Wareham notou as diferenças entre os seus pacientes consumidores de carne e os vegetarianos. Ele observou que os vegetarianos tendem a ter artérias muito mais suaves e limpas, enquanto as artérias dos demais eram frequentemente obstruídas com cálcio e placa.

Wareham está claramente muito saudável em uma dieta a base de vegetais à qual atribui grande parte de sua vitalidade e clareza de espírito. Aos 100 anos de idade, ele ainda sobe escadas e cuida de seu jardim. Wareham dorme de 8 a 9 horas por noite e começa o dia  às 5 da manhã com um café da manhã de cereal de trigo integral com leite de amêndoa.

Para saber mais sobre a carreira do cirurgião, clique aqui (artigo em inglês)

Fonte: Ecorazzi

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016