Cogumelo

Rico em proteínas e vitaminas, o alimento é fácil e barato de se produzir, exigindo pouco espaço e recursos

cogumelos, alimentos saborosos nutritivos e sustentáveisOs cogumelos vêm aos poucos se popularizando no Brasil como alternativa nutritiva e saudável de alimentação; mas poucos conheçem bem as propriedades e potenciais deste alimento. A seguir, alguns motivos para aumentar o consumo de cogumelos:

São ricos em proteínas e têm baixo valor calórico. São ricos em vitaminas (B1 e C), riboflavina, niacina e biotina, aminoácidos essenciais e sais minerais (sódio, potássio e fósforo). Essa composição varia com a técnica cultural. Em termos comparativos, o valor nutritivo dos cogumelos é similar ao do leite e da carne.

Estimulam o sistema imunológico. Exatamente por estas propriedades, são considerados terapêuticos e funcionais. Possuem lentinana, substância que aumenta a imunidade, estimula os macrófagos e linfócitos  e estimula a produção de  substâncias que combatem tumores.

São versáteis. Podem ser preparados das mais diversas maneiras: assados, cozidos, em sopas, refogados, pizzas, recheio de massas, e o que mais a criatividade nos permitir.

São fáceis de produzir. Seu cultivo exige pequenas áreas e garante safras constantes, pois possui ciclo de vida curto. Também possibilita o reaproveitamento integral de resíduos orgânicos e florestais como substrato para cultivo.
Cem quilos de palha de capim, de trigo ou de arroz e uma tonelada de bagaço de cana úmido (30% de água), por exemplo, resultam em 10% de cogumelos. O alto valor protéico dos cogumelos são apontados como alternativa para incrementar a oferta de proteínas. Pesquisas apontam que 200g de cogumelos secos são suficientes para o balanço nutricional de um ser humano normal de 70 kg. Comunidades pobres da Colômbia e de alguns países africanos começam a combater a desnutrição cultivando cogumelos plantados em uma mistura de terra e pó de café já utilizado.
Podem inclusive ser cultivados em casa, desde que em condições adequadas e nas variedades comestíveis.

No Brasil  a produção ainda não é auto-suficiente e tem que competir no mercado interno com produtos importados para suprir a demanda. O consumo ainda é maior que a produção nacional. Esses fatores infelizmente atrapalham a popularização do alimento.

Além de todos os motivos já citados, cogumelos são deliciosos! Não faltam razões para incluí-los no seu cardápio regularmente.

Receitas com cogumelos:

Risoto de shiitake e hijiki  | Shiitakes grelhados | Sopa cremosa de cogumelos | Guioza vegano | Pão chinês (baozi) | “Coxinhas” de shiitake

Fontes de consulta: Boa Forma Revista da Terra –  Exame

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016