Cogumelos podem fornecer tanta vitamina D quanto suplementos

Mas só se você colocá-los ao sol antes de comê-los

cogumelos, saudáveis, saborosos e sustentáveis

Cogumelos expostos ao sol podem fornecer tanta vitamina D quanto suplementos, revelou um estudo realizado em 2013.

De maneira muito parecida com a nossa pele, cogumelos transformam a luz ultravioleta do sol na vitamina e continuam a fazê-lo mesmo depois de terem sido colhidos.

O nutriente é essencial para o sistema imunológico, ossos e dentes saudáveis e para a absorção de cálcio.

No estudo, 30 adultos receberam uma cápsula por dia durante 12 semanas, contendo ou 2.000 unidades de vitamina D, ou cogumelo em pó exposto ao sol, contendo elevados níveis do nutriente.

No final do estudo, não houve diferença significativa nos níveis de vitamina D dos participantes.

“Estes resultados fornecem evidências de que a ingestão de cogumelos que tenham sido expostos à luz ultravioleta e que contenham vitamina D2, são uma boa fonte de vitamina D que pode melhorar o status da vitamina D em adultos saudáveis.

Além disso nós verificamos que a ingestão de cogumelos que contenham vitamina D2 foi tão eficaz em elevar e manter o status de vitamina D em um adulto saudável quanto a ingestão de um suplemento que continha vitamina D2 e vitamina D3”, disse o autor principal do estudo, Dr. Michael Holick.

As descobertas foram apresentadas na reunião da Sociedade Americana de Bioquímica e Microbiologia em Boston e também publicadas na revista Dermato-Endocrinology.

Muitas vezes os cogumelos não são expostos ao sol durante sua produção . Mas o Dr. Holick diz que os cogumelos continuam a produzir o nutriente mesmo depois de serem colhidos, enquanto são colocados na luz solar direta.

Os consumidores são aconselhados a retirar os cogumelos – qualquer variedade vai funcionar – da embalagem e colocá-los ao ar livre entre as 10:00 da manhã e 15:00 horas por até 60 minutos.

“Sim, estamos falando de cogumelos comuns. Basta levá-los para fora da embalagem e colocá-los ao sol. Não importa de que forma eles estão, depois de cerca de 30 minutos eles devem produzir uma boa fonte de vitamina D”, disse ele.

É recomendado um máximo de 2.000 unidades diárias do nutriente para adultos, de acordo com os pesquisadores.

Uma porção dos cogumelos expostas ao sol fornece cerca de 400 unidades de vitamina D, mas o aumento do consumo poderia prover os mesmos níveis de vitamina que suplementos.

E cozinhar não afeta os níveis de vitamina, disse o Dr. Holick. “Muitos especialistas acreditam que o cozimento não irá danificar os níveis de vitaminas, e é perfeitamente estável com o calor. Se cozinhar faz algo, é tornar muito mais fácil de absorver o nutriente.”

Fonte:  Daily Mail

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