Batata

batataAs batatas têm uma má reputação nutricional infundada. Claro que se a forma mais popular de comer couve por exemplo, fosse frita nadando em óleo, coberta de sal e encharcada com conservantes, sua reputação sofreria um pouco também.

O valor nutricional da batata se tornou evidente para marinheiros europeus logo depois que foram introduzidas na cultura agrícola, que é de origem indígena, da região andina da América do Sul. Graças ao seu alto teor de vitamina C – e sendo menos perecível do que muitas outras frutas e legumes – batatas ajudaram a proteger os marinheiros contra o escorbuto, uma deficiência de vitamina C, que causa feridas, pele pálida e depressão.

Além da vitamina C, as batatas são uma boa fonte de vitamina B6 e niacina (vitamina B3 e ácido nicotínico). As batatas são também ricas em sais minerais, incluindo ferro, cobre, manganês e triptofano. Na verdade, as batatas contêm todos os vinte e um aminoácidos, que são os blocos de construção das proteínas, formando proteínas completas sobre a digestão.

Batatas são naturalmente ricas em potássio e pobres em sódio – contanto que você não as encha de sal, claro. As batatas são uma melhor fonte de potássio do que bananas.

A maioria dos efeitos negativos para a saúde que nós associamos com batatas não têm nada a ver com a própria batata. É a nossa propensão para fritar o vegetal,  enchendo de óleo e de sal, o que pode fazer mal.

No entanto, é verdade que a batata-inglesa (como tomate, berinjela, pimentão e o goji berry) fazem parte da família das solanáceas. Plantas da família das solanáceas produzem substâncias químicas tóxicas dentro da planta chamada alcalóides.
As batatas modernas foram desenvolvidas ao longo dos séculos para serem mais adequadas para o consumo humano. No entanto, você deve ter o cuidado de nunca adicionar qualquer parte verde da batata em sua salada, pois estas partes da planta são altamente tóxicas. A exposição à luz provoca batatas a aumentar a produção de solanina, dando-lhes uma coloração verde, portanto, não armazene as batatas em um local ensolarado na cozinha. Mantenha-as em local fresco e escuro. Certifique-se de evitar as batatas verdes, e se as batatas começarem a brotar, certifique-se de remover os brotos, que também tem um maior nível de solanina.

Com informações do Gerson Institute.

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