Comida grátis na vizinhança

comida-livreO que você acharia de passear pela sua rua e colher ali mesmo alguns tomates maduros, ou um pé uma hortaliça que não te custou nem um centavo (e nem vai te encrencar por furto)?

Segundo o Care2, nos EUA um novo projeto incentiva proprietários de residências a plantarem vegetais em locais onde pessoas que passam possam colhê-los, gratuitamente. Chamado Backyard Abundance, é dedicado a “criar belas paisagens resilientes que fornecem alimentos saudáveis ​​e habitat.”

O projeto fornece mudas gratuitas para quem estiver disposto a plantar vegetais onde qualquer um possa colher. As plantas também vêm com uma placa de “colha-me!” incentivando os vizinhos a ajudar a si mesmos.

O Backyard Abundance vêm de um outro bom projeto, chamado Food is Free, que ajuda pessoas a transformar suas ruas com “hortas comunitárias de jardim que fornecem colheitas gratuitas para qualquer pessoa.”

O Food is Free ajuda pessoas a construírem seus jardins utilizando recursos recuperados, como paletes e madeira que seria enviada para aterros. São utilizados materiais tolerantes à seca, que só precisam de rega a cada 2 ou 4 semanas. Pessoas em um quadra inteira são incentivadas a plantar uma variedade de vegetais orgânicos.

Comparado ao crescimento da grama, o que requer excesso de água e fertilizantes, o plantio de um jardim faz enorme sentido. Além disso, dizem os organizadores, os dois projetos ajudam a construir e fortalecer as comunidades, promover a compostagem e a criação de bairros mais bonitos.

Para começar seu próprio projeto de jardim com comida de graça, em primeiro lugar, fale com seus vizinhos e encontre outros que apoiem a idéia. Em seguida encontre um local que seja acessível para as pessoas que passam. Poderia ser o seu gramado da frente, uma varanda, um pátio, um canteiro ou até mesmo jardineiras de janela. A chave é escolher um lugar onde as pessoas passem  e se inspirem.

Descubra o que você pode cultivar, dada a quantidade de sol e água que se dispõe, o espaço que você tem e o período de crescimento do alimentos. Colabore com seus vizinhos para que vocês não cultivem todos os mesmos vegetais.

O cultivo de alimentos livres encoraja uma “mudança de paradigma”, para longe de considerar valioso o alimento só quando se paga por ele, dizem os organizadores do programa. Além disso, ele afasta os consumidores da idéia de que a comida é escassa para perceber que ela pode ser abundante e muito mais acessível, se não a cultivarmos só para nós mesmos, mas para compartilhar também.

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016