Para especialistas, consumo de carne é responsável pelo aquecimento global

Produção e consumo são responsáveis por problemas ambientais no país

A agropecuária está destruindo o mundo natural- relatório da UnepO consumo de carne no Brasil é responsável pela liberação de grande quantidade de gases que causam o aquecimento global, segundo o Observatório do Clima (OC) – rede que reúne 40 organizações da sociedade civil.

Os impactos causados pela agropecuária são responsáveis por 69% das emissões de gases de efeito estufa do Brasil. Estão incluídos na conta poluentes decorrentes do processo digestivo e dejetos de rebanhos, o uso de fertilizantes e o desmatamento (43% das emissões nacionais).

Os números são do Sistema de Estimativa de Emissão de Gases de Efeito Estufa (Seeg), do Observatório do Clima, divulgados no Rio de Janeiro.

De acordo com a coordenadora de Clima e Agropecuária do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola  (Imaflora), Marian Piatto, que integra a rede do observatório, somente o gado de corte é “responsável” por 65% das emissões de gases de efeito estufa na agropecuária.

O país explora um dos maiores rebanhos do mundo, cerca de 200 milhões de animais.

Para chegar aos 69% das emissões nacionais do setor agropecuário, o coordenador do Sistema de Estimativa de Emissão de Gases de Efeito Estufa, Tasso Azevedo, acrescenta que, além dos problemas com o gado, entram na conta o transporte da carga, que, na maioria das vezes, usa diesel, o mais poluente dos combustíveis e o desmatamento para criação de pasto. Na Amazônia, onde avança o uso de terras para a atividade, é comum a ocupação de áreas derrubadas com o gado, denunciou Eron Martins, do Instituto Imazon.

“A relação entre a pecuária e o desmatamento é muito estreita porque a pecuária tem uma fluidez econômica muito rápida, o que facilita colocar a pecuária nos locais de expansão (desmatadas) para ter o direito daquela área mais tarde”, disse Martins. Ele contou que é comum a extração de madeira deixar áreas degradadas que, em seguida, acabam revertidas em pasto.

O aquecimento global é responsável por ondas de calor, com sensação térmica de 50º, como no verão, no Rio de Janeiro, falta de chuvas, como em São Paulo, e desastres ambientais. O destino de 80% da produção de carne do país é para consumo dos brasileiros. Com informações da Agência Brasil.

Apesar destes estudos geralmente centrarem-se no consumo de carne, toda produção e consumo de produtos de origem animal é responsável por impactos destrutivos ao meio ambiente. Adotar uma alimentação 100% vegetariana é um dos passos mais poderosos que você pode dar para levar uma vida ambientalmente responsável, reduzindo drasticamente sua pegada ecológica, além de deixar de financiar a exploração de centenas de animais.

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016