Corante cochonilha

Corante feito de cochonilha é amplamente utilizado pela indústria alimentícia, matando bilhões de insetos apenas para dar cor vermelha ou rosa aos alimentos.

corante de cochonilhaInsetos estão presentes em alimentos industriais há muito tempo, sem que a maioria dos consumidores saiba disso.
Sorvetes, pudins, bebidas, bolachas, bolos, geléias, gomas de mascar, sucos, licores e outras guloseimas industrializadas de cor rosa ou vermelha, entre outras coisas contém também cochonilha, um pigmento vermelho feito com Dactylopius Coccus, um inseto mexicano.

Cochonilhas são  parentes próximas das cigarrinhas, cigarras e dos pulgões,e produzem ácido carmínico para defender-se da predação por outros insetos, substância que é extraída de seu corpo e ovos para fazer o corante alimentício.

São necessários cerca de 70.000 insetos esmagados e fervidos para produzir apenas 450 gramas deste corante. Bilhões de insetos são criados e destruídos todos os anos apenas para a finalidade de dar cor a biscoitos e leites de soja sabor morango, gelados de frutas vermelhas, etc. O Corante Cochonilha é utilizado também em tintas, corantes para roupas, cosméticos (xampus, batons, sombras). Seu consumo pode provocar reações alérgicas às pessoas.

Além disso, todo aditivo alimentar passa por rigorosos testes feitos em animais, buscando as implicações desse produto em nossa saúde. O comportamento desses animais é monitorado durante 90 dias e avaliado em função de seu crescimento, taxa de mortalidade, reprodução, química do sangue e desenvolvimento de tumores – motivos mais do que suficientes para ser contra sua utilização.

Leia sempre o rótulo

Este corante é utilizado em larga escala pela indústria alimentícia, portanto é importante ler atentamente o rótulo para identificá-lo.Vêm comumente especificado como : “Corante natural carmim de cochonilha”; Corante natural carmim; corante cochonilha;  C.I. 75470 ou E120.

Como alternativa a este corante, poderia perfeitamente ser utilizado o sumo da beterraba, isento de qualquer toxicidade. Ou, no caso dos alimentos, simplesmente nada, pois um corante não acrescenta benefícios aos produtos, só não teríamos aquela cor tão avermelhada.

Fontes: coletivo verdewikipedia

Receitas doces com morango, sem corantes provenientes de exploração animal ou aditivos químicos:

sorvete de morango | gelatina vegana de chocolate, morango e cereja | geléia de morango | smoothie de frutas | cheesecake de morango

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016