Como fazer corantes alimentícios naturais

corantes naturaisA maioria dos veganos já sabe que o corante carmim de cochonilha, que dá cor rosa ou vermelha a muitos produtos, é feito de besouros esmagados. Mas mesmo quando um corante industrializado não contém nenhum ingrediente de origem animal, ele foi testado em animais antes de ser liberado, sob o pretexto de garantir sua segurança à saude humana.

Além de testados em animais, muitos dos corantes liberados para consumo são sabidamente  prejudiciais à saúde, podendo desencadear alergias, hiperatividade em crianças, entre outros problemas.

É possível criar corantes naturais para utilizar em suas receitas doces ou salgadas, a partir de vegetais. Veja abaixo como fazer seus próprios corantes caseiros:

Rosa e Vermelho

Você pode utilizar suco de beterraba crua ou cozida, ou ainda beterraba em pó. Uma pequena quantidade de suco de beterraba oferece um tom bonito de rosa; para o vermelho você precisará de uma quantidade maior de suco, ou usar beterraba em pó (liofilizada). Você também pode usar qualquer fruta vermelha, como framboesas ou romã. Bata as frutas em um processador ou liquidificador e coe. Chá de hibisco
também é ótimo para se obter vermelho e rosa.

Laranja e amarelo

As cenouras são a melhor escolha para obter um tom de laranja-pêssego. Utilize cenouras cruas, bata com uma pequena quantidade de água, o suficiente para conseguir liquidificar, e coe. O urucum, usado no colorau, também funciona para tons amarelo-alaranjados.
Para amarelo, utilize açafrão-da-terra. O indicado é adicionar pequenas pitadas aos poucos e ir provando, até atingir o tom.

Verde

Espinafre ou agrião são ótimos para tingir os alimentos de verde. Bata as folhas no liquidificador com uma pequena quantidade de água e coe. Ou utilize espinafre em pó (liofilizado). Você também pode usar pequenas quantidades de matcha ou spirulina em pó.

Azul e roxo

Você pode utilizar mirtilos e amoras, mas a melhor opção é o repolho roxo. Para fazer corante roxo, pique as folhas do repolho e cozinhe em um pouco de água, até obter um tom de roxo forte. Para obter corante azul, adicione um pouquinho de bicarbonato de sódio à água do repolho, aos poucos, até atingir o azul. O bicarbonato reage com o suco de repolho e produz uma tonalidade azul perfeita.

Dicas

Corantes naturais oferecem resultados diferentes de corantes artificiais. Em geral, se obtém um tom puxado para o pastel. Se utilizar corantes liquidos, lembre-se de diminuir um pouco a quantidade de outros liquidos na sua receita. Lembre-se que alguns corantes podem influenciar no sabor da receita.

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016