Saúde dos dentes na dieta vegana

saude dos dentes na dieta veganaComer exclusivamente alimentos de origem vegetal é realmente benéfico para o corpo; mas algumas pessoas podem notar um declínio em sua saúde bucal .
O veganismo por si só não apresenta prejuízos à sua saúde bucal, mas eventuais problemas podem significar a necessidade de alguns cuidados extras. Veja abaixo informações sobre a saúde dos dentes e dicas para mantê-la:

Escovação – É comum ter o desejo de escovar os dentes logo depois de comer algo muito ácido, como abacaxi e tâmaras; mas a escovação neste momento é contraproducente. Se você escovar logo em seguida, a saliva não formou as propriedades remineralizantes ainda, e você está, portanto, causando erosão do esmalte. É melhor enxaguar com água ou enxaguante bucal pró esmalte (vegano).

– O tipo de escova que você usa e a maneira que você escova é importante. Use uma escova de cerdas macias, e tome cuidado com a pressão utilizada na escovação, pois pressionar muito fortemente suas gengivas e dentes pode causar recessão gengival e abrasão dentária.

– Existem soluções naturais para a higiene bucal que são mais saudáveis e menos agressivas. Neem tem sido usado na Índia para a saúde oral durante séculos. É incrível para os dentes. Ele pode prevenir doenças da gengiva e cáries, elimina bactérias causadoras de caries, tem propriedades anti-inflamatórias e refresca a respiração. Aqui no Brasil ele pode ser encontrado mais comumente em forma de óleo ou extrato, e mais raramente, como dentrifício.
Já o pó de juá era utilizado pelos índios para promover a higiene e é bem mais fácil de se encontrar por aqui (em casas de ervas e produtos naturais) e combate as cáries, placa bacteriana, mau hálito, clareia e limpa naturalmente. Clique aqui e leia mais sobre o juá.

– Outra dica importante: sempre certifique-se de incorporar o fio dental na sua rotina diária de higiene oral!

Cálcio – As amêndoas são uma ótima fonte de cálcio, e é a mais benéfica que existe em co existência com as vitaminas lipossolúveis D, A e K, que fazem o cálcio “funcionar”. Clique aqui para ler sobre outras fontes vegetais de cálcio.
A dolomita em pó tem origem mineral e pode ser utilizada como suplemento de cálcio e magnésio. É encontrada em casas de produtos naturais e fitoterápicos (contra – indicações: gestantes e crianças até 3 anos).

Embora o cálcio seja importante para o seu corpo,aqui estão algumas outras vitaminas que desempenham um papel fundamental na saúde do seu sorriso:

Vitamina K – Fontes vegetais: folhas verdes escuras, como couve, espinafre e brócolis.

Vitamina D – É óbvio que a luz do sol! A vitamina D é necessária para a absorção intestinal do cálcio. Ela influencia a absorção do cálcio e a mineralização assegura contínua dos ossos e dentes, apoiando os níveis de cálcio no sangue. Existem duas formas de vitamina D: vitamina D3 (colecalciferol) e a vitamina D2 (ergocalciferol).  Na alimentação vegana, ela pode ser encontrada em alguns cogumelos.
Você pode considerar utilizar um suplemento de vitamina D se está vivendo em um clima mais frio, com menos sol.

Vitamina A – A vitamina A em si (retinol) ocorre apenas em alimentos de origem animal e é encontrado na manteiga, queijo, leite, iogurte. O beta-caroteno é encontrado em abundância em alimentos vegetais e pode ser convertido em retinol pelo corpo. Cenoura, abóbora, batata-doce, espinafre, pimentão, agrião, damascos secos e manga são fontes de beta-caroteno, que ao contrário do Retinol também tem propriedades anti-oxidantes.

– Verduras como couve e espinafre são ótimas para a saúde dental. Para melhor absorção, é recomendável emparelhá-los com uma boa fonte de gordura, como abacate.

– Veganos / vegetarianos, costumam comer com muita frequência. Isso é ótimo para o metabolismo, mas não se você beliscar o dia todo. Isso nunca dá a suas glândulas salivares, dentes e mandíbulas um descanso! Tenha cuidado com o quanto você lancha. Certifique-se de dar ao seu maxilar um descanso entre lanches e refeições.

– Quando você fizer um lanche com frutas secas, mais uma vez não se esqueça de enxaguar bem os dentes e usar fio dental para evitar que os restos grudados no dente se tornem um paraíso para as bactérias da cárie.

– No que diz respeito a problemas dentais consumindo frutas frescas e vegetais, isso não ocorre por causa do próprio alimento. Açúcar refinado e farinhas são, obviamente, muito piores para os dentes do que frutas e legumes saudáveis. Está relacionado com o equilíbrio de vitaminas e nutrientes para a saúde sistêmica global, incluindo dental, em QUALQUER dieta.

Referência: Young and Raw

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