Desafio Vegano do Giz

Crie mensagens com giz sobre veganismo em local público

gizMensagens escritas com giz aparecem em locais públicos no mundo todo – África do Sul, Austrália, Alemanha, México, Índia e outros. Escritas em giz e sempre positivas, algumas são grandes e elaboradas, outras são simples e diretas. No centro de todas elas, a palavra vegan.

As mensagens anônimas pró-veganismo se iniciaram com a idéia de James DeAlto:

“Eu moro em Raleigh, NC, EUA e sou vegan há cinco anos. Neste tempo, eu vivia com a sensação incômoda de que poderia estar fazendo mais para ajudar os animais. Pensando no que eu poderia fazer que seria facilmente incorporado em minha rotina diária, eu comecei a criar as mensagens em giz em caminhadas com meus cães. Isto acabou sendo muito divertido, provocando uma sensação de criatividade que não sentia há anos.”

E assim nasceu o Vegan Chalk Challenge (Desafio Vegano do Giz, em tradução livre), como um evento no Facebook, em setembro de 2015. Ele começou a receber imagens das pessoas rabiscando em estacionamentos, calçadas e outras áreas públicas.  Aqueles que eram publicados on-line traziam a hashtag #VeganChalkChallenge .

Na página oficial do evento, DeAlto diz: “Espero inspirar outras pessoas para participar nesta forma fácil e acessível de ativismo. Juntos, podemos espalhar mensagens de esperança, amor, empatia, compaixão, bondade, justiça e paz ao longo das suas comunidades.”

Como giz também é comumente associado com crianças, DeAlto diz que, como resultado,  as mensagens atraem e expõem à ideia de veganismo para os pequenos. Em sua experiência, as crianças geralmente começam a brincar de amarelinha em suas palavras enquanto ele as escreve.

Agora, com um novo desafio lançado para 2016, muitas pessoas já se juntaram ao movimento.  Fotos das mensagens encontradas em todo o mundo podem ser vistas na página oficial do evento Vegan Chalk Challenge.

“Vegans são tão comprometidos com a abstenção de prejudicar animais, e se eles estivessem comprometidos em espalhar a palavra e promover o veganismo?”, Ele disse ao Care2. “Amo a idéia de tomar uma ação coletiva. É uma maneira colorida e divertida de espalhar uma mensagem de paz, amor e não-violência e eu vejo isso como algo simples de fazer para quem é vegan”.

“Howard Zinn disse: “Não temos que nos envolver em ações grandes, heróicas, para participar do processo de mudança. Pequenos atos, quando multiplicados por milhões de pessoas, podem transformar o mundo.”, completa ele.

Dicas:

  • O giz escolar é composto basicamente de gipsita (sulfato de cálcio) e água, mas produtos industrializados podem variar a fórmula e conter todo tipo de substância. Em caso de dúvidas, consulte o SAC do produto que pretende utilizar.
  • Faça sua mensagem sempre em giz,  assim ela será temporária.
  • Se preferir, você pode fazer o seu próprio giz – tudo o que você precisa é : gesso em pó, água, tinta guache e moldes no formato que desejar (potes de plástico, formas de silicone ou copinhos descartáveis, por exemplo).
    Para preparar, siga as orientações do fabricante de gesso para misturar água ao pó, até formar uma mistura cremosa. Despeje tinta guache aos poucos e misture até obter a cor desejada. Despeje nos moldes, dê batidinhas leves para retirar o ar da mistura e deixe secando de um dia para o outro. Desenforme e está pronto para usar.
Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016