Como fazer desodorante vegan

desodorante-caseiroDesodorantes comerciais podem conter substâncias em sua composição que foram testadas em animais em algum momento durante a cadeia produtiva, ou conter ingredientes de origem animal (como o ácido esteárico).

Além disso, a maioria dos antitranspirantes contém alumínio, e seu uso pode causar problemas de saúde ao longo do tempo. Outro problema é que por impedir a transpiração, podem causar inflamações nos poros das axilas.

Existem várias receitas que você pode experimentar para fazer seu desodorante vegan de baixo custo. A maioria delas leva bicarbonato de sódio misturado a uma base. Segundo a Superinteressante, o bicarbonato funciona porque “uma parte do cheiro de suor é causado por ácidos, principalmente o isovalérico, e por isso as substâncias básicas também podem diminuir o odor. É o caso do bicarbonato de sódio que neutraliza o ácido formando sais que não são voláteis e, portanto, não cheiram.”

Uma receita eficaz é misturar óleo de coco (três colheres de sopa) com duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio, mais duas colheres de sopa de araruta. Amoleça o óleo de coco em banho maria e misture bem com os demais ingredientes. Se desejar, adicione algumas gotas de óleo essencial para perfumá-lo, como o de lavanda. Mantenha em recipiente tampado.

Importante: O bicarbonato pode causar irritação na pele de algumas pessoas.  Se sua pele é sensível, talvez você se adapte melhor reduzindo a quantidade de bicarbonato pela metade. Fique atento aos óleos essenciais utilizados, pois eles também são passíveis de causar irritação. Suspenda o uso, caso note alguma reação.

 

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016