22/03 – Dia Mundial da Água

Saiba qual é o principal fator para o aumento no consumo de água nos últimos 30 anos

escassez-agua-vegetarianismoHoje é o Dia Mundial da Água, uma iniciativa das Nações Unidas para celebrar a água limpa e chamar atenção para aqueles que não a têm em quantidade suficiente. Um novo relatório, divulgado antes do Dia da Água, alerta que 40% das reservas hídricas do mundo podem encolher até 2030.

Nos meios de comunicação muito se fala sobre consumo consciente e de supostas medidas para redução do consumo de água, mas pouco destaque é dado à indústria que é a maior responsável pelo crescimento do consumo de água no mundo, além de estar entre as principais causas de poluição e impacto ambiental: a pecuária.

Um artigo da revista Time feito para lembrar a data, reforça o papel dos produtos de origem animal no consumo de água. E cita o exempo: uma pessoa nos EUA usa em média 7.500 litros de água por dia, diz a ONU. Se a pessoa consumir carne, o seu uso da água dispara – um jantar com carne para dois requer 15.000 litros de água, e isso somente para a carne. A demanda crescente por alimentos de origem animal é o principal fator para o aumento no consumo de água nos últimos 30 anos.

E segundo a National Geografic, uma pessoa vegana, indiretamente, consome uma média de 600 galões de água por dia a menos do que uma pessoa que consome a dieta comum.

A ONU já afirma que uma alimentação vegana é “vital para salvar o mundo da fome, da pobreza de combustível, e dos piores impactos da mudança climática.”

Por fim e principalmente,  para além do benefício ambiental, quem adota o veganismo deixa de financiar e de contribuir para a exploração, sofrimento e morte de trilhões de seres sencientes, todos os anos.

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016