Tratamentos de beleza naturais

tratamentos veganos de beleza naturalMuitos produtos cosméticos contém extratos e óleos de vegetais variados, os quais são conhecidos por terem propriedades de hidratação excelentes e de condicionamento; podemos utilizar os benefícios das plantas, ervas e frutos na sua forma pura! Veja algumas dicas de higiene pessoal e beleza com ingredientes naturais e caseiros, saudáveis e isentos de exploração animal

Limpeza dos cabelos

Shampoo natural de limão e pepino: descasque e corte 1 limão e1 pepino e bata no liquidificador. Coe bem, para que não fiquem sementes ou resíduos. Lave os cabelos com esta mistura e enxágue bem. Conserve em geladeira.

Raspa de juá: os índios já o utilizavam para limpeza dos dentes e cabelos. Pode ser misturado a chás de ervas ou somente água. O cabelo fica limpo e brilhante. Esfregue o couro cabeludo e cabelos e enxágue bem para retirar o pó do juá.

Babosa: Bata a polpa da folha de babosa com um copo de água e utilize  para lavar os cabelos. Conserve em geladeira.

Bicarbonato: promove uma limpeza profunda, como um shampoo anti-resíduos. Dilua uma colher de sopa em um copo de água morna e esfregue sobre o couro cabeludo e fios. Enxague. (utilize de 15 em 15 dias)

Cravo e canela: são adstringentes e anti bacterianos, podem ser misturados ao outros itens que já citados para potencializar a limpeza, ajudar na conservação e perfumar.

Hidratação dos cabelos/pele

Abacate: Bata a polpa do abacate com um pouco de água  no liquidificador, para formar um creme. Pode ser aplicado nos cabelos e na pele do rosto, funciona como um ótimo hidratante.

Leite de coco: 1/2 copo de leite de coco, aplicado nos cabelos após a lavagem, funciona como condicionador. Deixe agir por 2 minutos e enxágue. Também é ótimo hidratante para a pele – aplique-o antes de dormir .É recomendado inclusive para pós-peeling e pós-depilação.

Gel de linhaça: funciona como um ótimo condicionador sem enxágue; hidrata, abaixa o volume dos cabelos e elimina o frizz. Para prepará-lo, basta cozinhar uma colher de sopa de sementes de linhaça com 1 xícara de água. Deixe ferver por cerca de 5 minutos e coe com uma peneira, ainda quente. Espere esfriar e aplique nos cabelos. Conserve em geladeira.

Azeite extra-virgem: você pode adicionar 1 colher de sobremesa de azeite nas misturas naturais que for aplicar nos cabelos, para aumentar a hidratação.

Limpeza e esfoliação para o rosto

Óleos: Lavar o rosto diariamente com óleos naturais remove a sujeira sem minar a umidade natural da pele, e pode resolver muitos problemas de pele comuns. A chave é a utilização de um tipo de óleo que tem moléculas muito finas e não obstrui os poros, tais como óleo de rícino, óleo de jojoba, ou óleo de gergelim. Simplesmente coloque uma pequena quantidade em sua mão e massageie suavemente em seu rosto durante cerca de um minuto. Em seguida, pressione o rosto com um pano quente e úmido para tirar as impurezas e, suavemente, limpe o excesso de óleo. Repita duas ou três vezes, e em seguida, seque o rosto.

Esfoliante de fubá: misture 3/4 de xícara de leite de soja com 1 colher de fubá e 1 colher de farinha aveia; aplique pelo rosto e colo, deixe agir por 10 minutos e depois umedeça as mãos e massageie a pele em movimentos circulares. Enxágue.

O ideal, por serem receitas naturais, é que se prepare uma pequena quantidade para aplicação imediata ou que se conserve em geladeira por poucos dias. Algumas misturas para os cabelos pedem uma lavagem cuidadosa para que não restem partículas dos vegetais.

 

fontes de consulta: Beauty OnVeg News Uo

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016