Dicas para seus bolos veganos darem certo

Dicas para seus bolos veganos darem certo

 dicas para seus bolos veganos darem certoSubstituindo ovos

Na cozinha convencional, os ovos são utilizados para dar liga, umidade e textura. Mas há muitos outros ingredientes que podem ser usados  com a mesma eficácia, ou melhor.
Na culinária vegana, dependendo do tipo de receita, você pode usar bananas amassadas, purê de maçã (maçã cozida e amassada), iogurte de soja, tofu, semente de linhaça moída misturada com água, amido de milho ou fécula de batata (os dois últimos devem ser diluídos em pequena quantidade de água).
Alguns ingredientes podem alterar ligeiramente o sabor da receita, então é importante avaliar qual é o mais indicado para aquilo que você vai preparar.
A grosso modo,  ¼ de xícara (3-4 colheres de sopa) de iogurte de soja, tofu sedoso, banana amassada ou pure de maçã é o equivalente a um ovo para reposição em uma receita. Ou uma colher de sopa de semente de linhaça moída (linhaça) misturada com 3 colheres de sopa de água  por ovo.

Subsituindo leite

Em geral, leite de soja na mesma medida é o suficiente. Outros leites vegetais também funcionam bem. Leite de arroz, leite de amêndoas e leite de coco podem ser boas opções. Suco de fruta também pode ser usado para substituir leite, dependendo da receita.
Você ainda pode usar leite de soja saborizado. Por exemplo, em um bolo de chocolate, usar leite de soja vegano sabor chocolate. Mas lembre-se de diminuir um pouco a quantidade de açúcar na receita,caso a bebida seja adoçada.

Óleo e gordura

A maioria das receitas precisa de algum tipo de gordura – sólida (manteiga ou margarina) ou líquida (óleo). Também agem dando liga e adicionando umidade.
Ó óleo de coco é sólido à temperatura ambiente, e por isso é uma boa opção quando a receita original pede uma gordura sólida; além do que, ele é muito saudável.Você ainda pode adicionar 1 colher de chá de vinagre de maçã por 250ml (1 copo) de leite de soja, mexer com um garfo, e deixar coalhar por alguns minutos; ou preparar margarina caseira de soja, usando a mesma proporção de extrato de soja, água e óleo, formando uma pasta.
Muitas receitas de bolo podem ser feitas substituindo manteiga/margarina somente por óleo vegetal, como de girassol, de milho, ou de soja.

Substituindo mel

No lugar de mel, pode-se usar néctar de agave (aqui no Brasil é caro e difícil de achar), glicose de milho ou melado de cana, dependendo da receita.

Existem, claro, outras possibilidades de substituição, variando conforme a receita. Essas são dicas básicas e gerais.

Dicas de preparação :

– Pré-aqueça o forno por pelo menos 10 minutos antes de assar.
– Peneire as farinhas (trigo, integral, aveia, etc).
– Você pode adicionar 1 a 2 colheres de sopa de vinagre branco ou de maçã, para o bolo ficar bem fofinho.
– O bicarbonato de sódio pode substituir o fermento químico; mas tome cuidado com a quantidade, pois em excesso deixa sabor na massa.
– quando for utilizar açúcar cristal ou demerara na massa, você pode dissolvê-lo em uma panela com o líquido da receita, aquecendo por alguns minutos; aguarde esfriar antes de utilizar.
– Para verificar se o bolo já está assado, espete um palito/garfo no centro. Se sair limpo é que já está bom. Caso contrário, deixe assar mais um pouco.
– Se você se esquece de acompanhar o tempo de cozimento no relógio, um temporizador culinário é uma boa alternativa.

O bolo deu errado? Veja abaixo alguns dos possíveis motivos:

Bolo “sola”, embatumado:

– fermento vencido ou em pouca quantidade
– Líquido em excesso
– Falta de ingredientes que dêem liga
– Quantidade insuficiente de açúcar
– Pouca massa para fôrma grande
– Bater demais após incluir a farinha de trigo
– Colocar farinha de trigo demais

Bolo que murchou, afundou no meio:

– Insuficiência de algum dos ingredientes secos
– Excesso de líquido
– Temperatura do forno alta demais
– Excesso de açúcar ou de fermento na massa
– Mistura  leve e colocada em fôrma grande e funda
– Abrir a porta do forno  antes do tempo mínimo de cozimento

Bolo com o meio mais crescido e com a superfície achatada:

–  Colocar a forma em grade muito alta.
– Temperatura excessiva, formando rapidamente crosta sobre a massa.

Bolo compacto/ pesado:

– Excesso de gordura.

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016