Dieta vegetariana estrita traz benefício à crianças obesas

Vegetarianismo faz bem para o coração e para os olhosDietas vegetarianas estritas reduzem o risco de doenças cardíacas em crianças obesas, de acordo com um estudo publicado no Journal of Pediatrics. Pesquisadores compararam uma dieta vegetariana estrita com a dieta recomendada pela American Heart Association  em 28 crianças com excesso de peso, juntamente com um de seus pais. Aqueles que seguiram a dieta baseada em vegetais, sem adição de gordura e alimentos de origem animal, se alimentando de frutas, vegetais e grãos integrais, reduziram seus níveis de pressão arterial e colesterol, apresentaram melhora de peso e baixa na sensibilidade a dois biomarcadores para doença cardiovascular.

Pesquisas anteriores  já demonstraram que a dieta vegetariana estrita pode reverter doenças cardíacas em adultos, e que a obesidade em crianças as coloca em risco de doença cardíaca mais tarde na vida.  As informações são do Comitê de Médicos pela Medicina Responsável dos EUA.

A obesidade, doença crônica caracterizada pelo excesso de peso, atinge tanto adultos quanto crianças. De acordo com o Ministério da Saúde, uma em cada três crianças brasileiras sofre com a doença.

A pesquisa reitera não somente a viabilidade da dieta vegetariana na infância, como evidencia os benefícios para a saúde oriundos desta alimentação em todas as idades.

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016