O Dilema do Vegano, de Roberto Juliano

Leia abaixo a um trecho do Dilema do Vegano, disponibilizado pelo autor em sua página no Facebook:

o dilema do vegano, livroCAPÍTULO XLV

“Afinal, estamos falando sobre o quê? Comida?
Olhei minha imagem no espelho e me assustei, preciso confessar. Vi minha cara, vi meus dentes. Sou uma máquina de comer, admiravelmente equipada. Não me orgulhei disso.
Para que servem meus olhos? Para procurar comida, pela aparência, pelas cores, assim como meu olfato, ao lidar com os cheiros, e meu tato, experiente nas texturas. Tudo parece garantir a minha aproximação das coisas que vão garantir a minha sobrevivência e esta depende basicamente dos nutrientes que busco e ingiro.
O paladar, espécie de filtro, diz-me o que é bom e o que é ruim, assim como o abstrato apetite, aliado aos desejos, que me contam do que há de maior precisão no meu organismo, vitamina A, vitamina D, proteína… Bate aquela vontade.
A boca, essa porta para o meu interior, agradece às mãos o alimento que nela entra para ser processado, a partir dos dentes, da saliva com seus ácidos adrede situados, alcançando um processamento terminal no estômago, onde outros ácidos, mais fortes, especiais, aguardam o alimento triturado. O intestino faz a festa da distribuição, cada coisa para o seu devido lugar.
Olhei à minha volta. Tudo, absolutamente tudo está disposto de forma a facilitar a devoração do mundo. Uma malta de indivíduos das mais diferentes espécies comem tudo a sua volta e comem-se uns aos outros. Moramos em aglomerados de habitações que, pela sua forma, tamanho e expedientes, nos fazem esquecer seu verdadeiro escopo: facilitações para o ato de comer.”

O Dilema do Vegano – crônicas, viagens e receitas – Roberto Juliano [Editora Tapioca]

230 páginas.

Uma obra que mistura crônicas, dicas de receitas, e experiências de vida. A diferença: quem escreve é um professor vegano muito provocador, que divide sua vivência de transmutação de onívoro para vegano. As histórias contadas são por vezes muito divertidas, e em outras bastante difíceis, mas todas cheias de sinceridade.

Serve também como lição de vida, pois a luta vegana está intimamente ligada à luta contra os maus tratos aos animais, e Roberto também conta diversas situações em que salvou cachorros perdidos nas ruas. Ria, sinta, se emocione e se delicie com esse livro, como diria o próprio autor, “gostosinho” de ler.

Disponível na loja Veggi e Tal

Preço: R$30,00

 

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016