Emagrecimento saudável

emagreciment-saudávelA alimentação vegetariana é muito benéfica para quem deseja emagrecer de forma saudável. Alimentos vegetais( especialmente  in natura) e cereais integrais não somente favorecem o emagrecimento, como restauram a saúde e o equilíbrio do organismo, diminuindo a o risco do aparecimento de doenças e auxiliando no controle de doenças já manifestadas.

Vegetarianos apresentam, de um modo geral, melhora no quadro de saúde e equilíbrio corporal, menores taxas de colesterol, melhora da pressão sanguínea, além de menor probabilidade de desenvolver doenças como diabetes, osteoporose, obesidade, câncer, entre outras. Além do impacto positivo na saúde, quem é vegano elimina a ingestão de gordura saturada, que é encontrada somente em alimentos de origem animal.

Por quê emagrece?
Os alimentos vegetais em  geral são ricos em fibras (que dão sensação de saciedade) aceleram o metabolismo e são fonte de inúmeros nutrientes e antioxidades. Todos esses fatores favorecem o emagrecimento e promovem a saúde. Uma maneira de acelerar e potencializar os benefícios dos alimentos vegetais no organismo é consumi-los através de sucos. Leia mais sobre sucos.
O ideal é consumir diversas porções de vegetais (frutas, verduras, legumes) ou em forma de sucos, em pequenos intervalos , aproximadamente de 3 em 3 horas. Desta forma é possível promover uma excelente nutrição e desintoxicação do corpo, com baixa ingestão de gorduras.

Alimentos que favorecem o emagrecimento

Conheça alguns dos principais alimentos naturais com poder emagrecedor

Linhaça- é rica em fibras e possui efeito laxante e desintoxicante, que ajuda o organismo a eliminar toxinas e gorduras. Após seu consumo a linhaça estimula a produção do hormônio  colecistocinina, que provoca sensações de saciedade. leia mais …

Limão-  Possui polifenóis, que auxiliam no emagrecimento;  rico em antioxidantes e vitamina C, desintoxica o organismo, aumenta a imunidade e previne doenças.

Ágar-ágar (kanten) – No Japão, o kanten é o maior aliado para as dietas de emagrecimento. É composto por cerca de 80% de fibras vegetais. Quando ingerido, absorve a água e triplica de volume, saciando o apetite. Aliado à estes fatores, o kanten não possui calorias e é rico em fibras, tendo efeito laxativo. Pode ser preparado em forma de gelatina, com a adição de suco de frutas naturais.

Chá verde –  Essa bebida milenar é conhecida por suas diversas propriedades terapêuticas, no combate de doenças e emagrecimento. Por ser composto por substâncias antioxidantes, o chá diminui as taxas de colesterol ruim e ativam o sistema imunológico. Seu consumo regular acelera o metabolismo e favorece a queima de gorduras. Deve ser consumido sem adição de açúcar.

Cenoura – Muito nutritiva, é diurética, rica em fibras, antioxidantes, diminui o colesterol ruim e auxilia no tratamento de diabetes.

Cereais integrais – pães e massas, bem como arroz integral, são mais nutritivos e ricos em fibras, aumentando a sensação de saciedade, diminuindo a velocidade de absorção do carboidrato.

Veja também:

Benefícios dos sucos naturais

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016