Terra passa por período de extinção em massa de animais, revela estudo

Pesquisa foi divulgada nos EUA. Segundo os cientistas, o grande responsável pelo desaparecimento dos animais é o ser humano.

Terra passa por período de extinção em massa de animais, revela estudo

Um estudo divulgado nesta quinta-feira (24) nos Estados Unidos concluiu que o planeta Terra está passando por mais um período de extinção em massa de animais. Segundo os cientistas, o grande culpado, dessa vez, é o ser humano.

Nos fósseis estão registros da história do planeta. E eles indicam aos cientistas que a Terra teve cinco períodos de extinção em massa. O último aconteceu quando os dinossauros ainda andavam por aqui.

A colisão de um asteroide com a Terra é uma das teorias para a catástrofe que dizimou a maior parte da vida nessa época.

De acordo com um grupo de cientistas, nós estamos agora no início de um novo período de extinção em massa. Mas, desta vez, o principal responsável pelo desaparecimento dos animais é o homem.

Um levantamento divulgado nesta quinta-feira (24) pela Revista Science mostra que 322 espécies de vertebrados foram extintas por causa da ação humana nos últimos 500 anos.

Segundo Mauro Galetti, pesquisador da Unesp de Rio Claro, que participou do estudo, a situação é grave. “Seja por desmatamento, por caça, por poluição, o homem tem acelerado a extinção de animais espécies em mais de mil vezes, é como se tivesse caído um meteoro no nosso planeta”, disse.

Os invertebrados também passam por este processo. Em 35 anos a população de insetos, por exemplo, caiu pela metade – o que afeta também a polinização de plantas e lavouras.

Com informações do G1.

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016