Arroz e feijão : dupla saborosa e nutritiva

O tradicional arroz com feijão é uma combinação perfeita do ponto de vista nutricional

nutrientes do arroz e do feijãoArroz e feijão são, de fato, uma dupla inseparável devido à riqueza de nutrientes. Aminoácidos que um não tem o outro possui, por exemplo. Esses alimentos se complementam. Segundo a Embrapa, um prato de arroz com feijão garante a absorção de mais de 80% da sua proteína.

“Além de ser uma excelente fonte de proteína, o arroz oferece carboidratos, vitaminas e sais minerais”, diz Luci Uzelin, coordenadora da Nutrição do Hospital Israelita Albert Einstein.

O cereal é campeão em vitaminas do complexo B:

B1: garante o bom funcionamento do sistema nervoso e muscular e do coração;
B2: importante para olhos, células nervosas e metabolismo de carboidratos, das gorduras e das proteínas;
B3: fundamental para manter a pele saudável, o sistema nervoso e o aparelho digestivo em bom funcionamento, além de contribuir para a diminuição do colesterol.

O alimento possui ainda fibras e metionina – aminoácido que ajuda a processar gorduras e preservar a função hepática. Segundo a Embrapa, os aminoácidos do arroz são mais nutritivos que os de outros cereais, como milho e trigo, e o alimento concentra menos de 1% de gordura.

O feijão também é fonte de vitaminas B1, B2, B3 e, ainda, de B9. Esta última colabora para o bom funcionamento do sistema nervoso e da medula óssea. Possui sais minerais – como potássio, ferro, fósforo, cálcio, cobre, zinco e magnésio – e lisina, aminoácido essencial (aquele que o corpo não produz, mas é necessário ao organismo), que contribui para o crescimento de crianças e adolescentes e para a restauração de tecidos.

O consumo desses alimentos juntos, traz mais benefícios à saúde que quando ingeridos separadamente. “Apesar de ser uma rica fonte proteica, o feijão guarda certa desvantagem isoladamente, pois o organismo não consegue digerir todas as proteínas que ele oferece. Porém, quando o alimento é consumido com outro cereal, como o arroz, o organismo consegue fazer a digestão de todas as vitaminas e proteínas”, afirma Luci.

O Guia Alimentar do Ministério da Saúde prevê a ingestão de arroz e feijão todos os dias. A dica da nutricionista para uma proporção ideal é uma porção de feijão para duas de arroz. O consumo diário desses alimentos também ajuda a prevenir doenças. A fibra do arroz e a do feijão reduzem o risco de distúrbios cardiovasculares, diabetes, câncer de cólon, entre outros. E mais: contribuem para um melhor funcionamento do intestino.

A dupla mais consumida pelos brasileiros no dia-a-dia é o arroz polido – popularmente conhecido como arroz branco – e o feijão carioca – com tom próximo ao bege, de grãos menores e mais claros que o tipo rajado (marrom).

O arroz polido, porém, depois de descascado para tornar-se branco perde vitaminas e minerais – dê preferência ao arroz integral. Já o feijão carioca, cujo nome nasceu das listras que lembram o calçadão de Copacabana, é rico em proteína, zinco, ferro e cálcio, entre outros minerais.

 

Com informações de: Albert Einstein

A base da dieta vegetariana deve ser composta por cereais e leguminosas de todos os tipos, alimentos que têm boa quantidade de proteína e garantem seu suprimento diário.
Devemos sempre ingerir alimentos vegetais ricos em ferro acompanhados da vitamina C na mesma refeição ( que pode ser proveniente de verduras cruas ou suco de frutas.)
Além do tradicional arroz com feijão, existem muitos pratos diferentes e deliciosos que podem ser preparados na culinária vegana com esses dois alimentos. Confira algumas sugestões:

Receitas com feijão

feijão branco marroquino | feijoada vegana | feijão preto apimentado | chili vegano | brigadeiro de feijão | doce de feijão branco | bolo de feijão azuki

Receitas com arroz

arroz integral com gergelim e castanha de caju | arroz com berinjela e manjerição | charutos de repolho | arroz com lentilha | arroz doce aromático | mochi com morango e doce de feijão branco

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