Vídeo com violência entre animais é retirado de exposição de arte, em SP

Vídeo com maus-tratos a animais em exposição de SP gera protesto virtualUma petição do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (FNPDA) conseguiu fazer com que os organizadores da exposição “Made by … Feito por Brasileiros”, que está sendo realizada na capital paulista, removesse da mostra o vídeo Usine, do franco-argelino Adel Abdessemed.

O polêmico filme do artista mostrava cenas violentas de cães, galos e outros animais confinados num mesmo espaço para que eles se atacassem. Segundo Abdessemed, que já teve outras “obras” removidas de exposições nos Estados Unidos, Escócia e Itália, a intenção do trabalho era justamente alertar sobre o problema dos maus-tratos a animais.

Para o FNPDA, Usine era uma incitação à atividade criminosa, já que rinhas de animais são proibidas no Brasil dede 1934. A petição conseguiu grande apoio do público visitante da exposição, que se manifestou incomodado com o vídeo e assinou o abaixo-assinado lançado pela internet.

A entidade pretende agora acionar o Ministério Público de São Paulo para que se analise se é possível abrir um processo criminal contra o artista estrangeiro. A legislação brasileira estabelece que incitações ou apologias a atos criminosos estão sujeitas a detenção ou multa.

Fonte: Planeta Sustentável

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016