5 filmes infantis com mensagens sobre direitos animais

Filmes infantis infelizmente costumam mostrar animais felizes por servir aos seres humanos de todas as maneiras. Se você está à procura de filmes divertidos e que sensibilizam as crianças para os direitos animais, destacamos abaixo algumas boas opções:

rioRio (2011)

O filme mostra uma ararinha azul que é capturada por contrabandistas de aves e levada para os EUA. Quando ela cai do caminhão de transporte, uma garota chamada Linda a encontra e adota. Anos mais tarde Linda descobre que Blu é o último macho de sua espécie e é convidada a trazê-lo de volta ao Brasil para que possa acasalar com a última fêmea da espécie. Lá, as aves são roubadas por contrabandistas e tem que fugir. O filme é uma boa maneira de apresentar para as crianças a problemática do comércio de animais silvestres.

 

nemoProcurando Nemo (2003)

Procurando Nemo é um filme cheio de ação, personagens divertidos e um drama emocionante. Em meio a tudo isso, vemos tubarões vegetarianos que nos dizem que “peixes são amigos, não comida” e peixes aprisionados em um aquário que possuem comportamento estereotipado e fazem planos de fuga para o mar.

Procurando Nemo ganhou o Oscar de Melhor Filme de Animação e terá uma continuação que promete trazer uma mensagem contra parques aquáticos e está prevista para estrear em junho de 2016.

 

spiritSpirit, O Corcel Indomável (2002)

Spirit é um cavalo selvagem  com um enorme sentimento de amor pela liberdade e líder de seu rebanho nos prados do velho oeste. Certa noite ele é capturado e levado a um forte por colonos que pretendem domá-lo. Mesmo quando o cavalo é submetido a todo tipo de violência, as tentativas de adestramento por soldados do exército se mostram infrutíferas. No forte, Spirit conhece Little Creek, um índio também capturado pelos soldados e juntos conseguem fugir. O contato com os índios apresenta para Spirit uma nova perspectiva em termos de humanos, que têm respeito pela natureza e pelos animais.

Após Spirit passar por várias tentativas de dominação por parte dos seres humanos, por fim, Little Creek liberta Spirit e a égua Chuva, que retornam ao rebanho e à liberdade.

O filme recebeu prêmios, incluindo o Globo de Ouro de melhor trilha sonora e uma nomeação para o Oscar de melhor
animação.

fuga-galinhasA Fuga das Galinhas (2000)

Envolve um grupo de galinhas que vive em constante terror para atingir a meta de postura de ovos. O galinheiro é mostrado no estilo de um campo de prisioneiros, com cabanas e arames farpados. Quando a produção de ovos declina, as galinhas são mortas. A situação se torna ainda pior quando a pequena fazenda desiste da produção de ovos e introduz uma máquina de fabricação de tortas de frango em escala industrial. Enquanto isso, a personagem Ginger está determinada a libertar todas as galinhas ou morrer tentando. O filme consegue transmitir com uma linguagem adequada às crianças a exploração animal para consumo.

 

bambiBambi (1942)

Este clássico da Disney tem uma forte mensagem anti caça. O filme é baseado no livro Bambi, a Life in the Woods, originalmente escrito por Felix Salten em 1923. Bambi é um jovem cervo da floresta. Seu pai lhe ensina lições importantes sobre coragem, como evitar armadilhas e se manter fora das trilhas feitas por humanos, enquanto sua mãe lhe ensina a ser cauteloso com caçadores – os mesmos que posteriormente lhe acertam com um tiro.

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016