Fortaleça o sistema imunológico e combata doenças através da alimentação

Alimentos naturais previnem e combatem doenças

Aumentando o  consumo regular de alguns alimentos, fortalecemos o sistema imune, prevenindo e combatendo doenças diversas. A seguir, alguns destes alimentos altamente benéficos:

cogumelos-imunidadeCogumelos -Fortalecem as defesas naturais do organismo. O shiitake por exemplo, possui lentinana, substância que aumenta a imunidade, estimula os macrófagos e linfócitos  e estimula a produção de  substâncias que combatem tumores. Leia mais sobre os cogumelos.

Linhaça – Os hormônios que controlam o processo inflamatório são sintetizados a partir dos ômegas 3 e 6,  presentes na linhaça; além dessas substâncias essenciais, a semente possui alto valor nutritivo, contribuindo assim para o aumento das defesas do organismo.

Vegetais variados –  Frutas, verduras e legumes possuem grande quantidade de antioxidantes, vitaminas, minerais e nutrientes diversos, que aumentam a imunidade.

Anis Estrelado – É expectorante nas gripes, resfriados e tosses;  esta planta é rica em ácido shikimico, um potente anis-estrelado fortalece imunidadeanti-viral, substância que é isolada em laboratório para fabricação de um poderoso medicamento para tratar gripe A. Pode ser consumido em forma de chá, quente ou frio. Deve ser utilizado em pouca quantidade e com cautela por crianças pequenas, gestantes e lactantes.

Alho – Antibiótico natural, ajuda a combater vírus, inflamações, e fortalece o sistema imunológico. Mas para manter suas propriedades ativas, deve ser consumido cru.

Iogurtes – Ricos em probióticos, que são capazes de reduzir infecções e de ajudar na melhora do sistema imunológico. Aprenda a preparar iogurte de soja.

açafrão fortalece imunidadeAçafrão-da-terra (cúrcuma) Possui uma proteína que combate bactérias, vírus e fungos, além de propriedades antiinflamatórias e antioxidantes.

Óleos vegetais – Como os de milho, de oliva e de soja, são ricos em vitamina E. Quando ingeridos, melhoram a resposta imunológica e têm ação antioxidante.

Frutas ácidas – como acerola, abacaxi, limão, entre outras : possuem ação antioxidante e potencializam os efeitos da vitamina E.  São benéficas especialmente em infecções respiratórias e gripes.

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016