Henna: trate e tonalize os cabelos com o poder natural desta planta

hennaExistem alguns truques que aumentam em muito a qualidade, tanto de tingimento quanto de tratamento. Abaixo, algumas informações sobre a henna, suas incríveis propriedades, e dicas de aplicação.

A Henna é originária da árvore Lawsonia inermis linné, encontrada no norte da África e sul da Ásia. O pó de henna é utilizado há mais de mil anos como corante (para cabelo, pele, unhas e tecidos), conservante e anti-fúngico; as flores de Henna são utilizadas em perfumes e óleos essenciais na Medicina Ayurvédica, devido ao seu efeito calmante e relaxante promovendo paz mental e a redução da fadiga.

Das folhas da henna é extraído o pó, utilizado para tonalizar, colorir e tratar os cabelos. O extrato,possui propriedades corantes, adstringentes, anti-inflamatórias, anti-bacterianas e anti-fúngicas.  É ideal para colorir e tratar cabelos naturais, não tingidos com tinturas químicas, ou para promover tratamento em cabelos danificados por químicos. Quem possue cabelos brancos também pode utilizar a henna. Há hennas disponíveis comercialmente não possuem derivados de origem animal, e nem realizam testes em animais.  Pode-se encontrar a henna também na forma de creme, o que facilita a sua aplicação, mas que em geral é misturada com outras plantas e agentes.  É importante ficar atento à composição, pois algumas hennas possuem aditivos e corantes químicos em sua formulação. Os cabelos escuros após a utilização da henna ficam com reflexos avermelhados; em cabelos claros esses reflexos ficam ainda mais intensos. Nos dois tipos de cabelos a henna confere brilho intenso. A henna pura é vermelha; as incolores, pretas ou castanhas recebem outros aditivos ecorante para obter estas tonalidades.

Outra vantagem da henna é que ela não penetra a estrutura dos fios, apenas se deposita sobre os mesmos, e é removida com as lavagens, garantindo assim a integridade e saúde dos cabelos. Como todo tratamento natural, o uso da henna oferece resultados mais intensos e duradouros com o uso contínuo.

Como usar:

-Para potencializar os resultados com o uso da henna em pó, alcançando resultado de tingimento mais duradouro e intenso, é interessante utilizá-la de forma semelhante às mulheres indianas. A seguir, algumas dicas:

-A henna é termoativa, e por esse motivo deve ser adicionado à erva água quente, ou ainda um chá (por exemplo, chá verde), até o ponto em que a consistência fique semelhante à de um mingau grosso;

-Logo após, adicione suco de meio limão – a acidez faz com que as escamas do cabelo se fechem, permitindo assim que a henna se deposite sobre eles com maior eficácia;

-Para que o cabelo não fique ressecado e promova um maior tratamento, adicione uma a duas colheres de óleo vegetal, como óleo de amêndoas ou azeite extra virgem, ou um creme de tratamento de sua preferência.

-Deixe a mistura repousar em recipiente de cerâmica ou vidro, coberto com um papel filme por algumas horas;

-Você pode lavar os cabelos com shampoo neutro antes de aplicar a henna, não sendo entretanto necessário lavá-los.

-Aplique a henna com luvas e protegendo a pele das laterais do rosto com uma camada de gel ou de hidratante, para não ficar com manchas;

-Cubra com uma touca térmica e deixe agir; quanto mais tempo a henna permanece no cabelo, mais ela se fixa.  O ideal é deixá-la por no mínimo 3 horas, podendo permanecer por mais tempo. Sendo a henna um produto natural, não causa danos à saúde.

-Enxague em água (fria, de preferência), com creme condicionador, para facilitar a retirada da henna, até que a água escorra transparente.

Publicidade

Disponível na loja Veggi e Tal

Preço: R$18,90

 

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016