Higiene natural com juá

po-juaEncontrar produtos de higiene veganos pode ser uma tarefa complicada. São poucas as empresas que oferecem produtos livres de insumos e testes em animais, e nem sempre possuem valor acessível. Entretanto, criar seus próprios produtos a partir de ingredientes vegetais é bastante simples, barato e saudável. Veja a seguir dicas de higiene pessoal com o uso do juá.

A raspa de juá é produzida a partir da entrecasca da árvore, que é transformada em pó. O juá é rico em saponinas,que possuem ação detergente natural, higienizante,adstringente e antiséptica. É utilizado na fabricação de produtos cosméticos e de higiene, tais como shampoos, cremes  e pastas de dente.
Para os dentes, combate as cáries, placa bacteriana, mau hálito, clareia e limpa naturalmente. Na pele do rosto, promove limpeza e esfoliação. Nos cabelos, o juá limpa, fortalece, combate a queda, caspa e seborréia, e controla a oleosidade. Você pode utilizar a raspa do juá diretamente, diluindo em um pouco de água, ou ainda preparar misturas com  ervas e vegetais. Veja duas sugestões de uso:

Pasta de dente natural

2 colheres de sopa de raspa de juá
2 colheres de sopa de menta desidratada
2 colheres de sopa de sementes de linhaça
3 cravos da índia
1 pitada de canela em pó
1 xícara de água filtrada

Preparo:

leve a linhaça a menta e os cravos para cozinhar junto com a água, em fogo baixo, por 5 minutos. Coe, adicione o juá e a canela e misture bem. Aplique uma pequena quantidade sobre a escova de dentes e escove normalmente. Acondicione em recipiente tampado e conserve em geladeira.

Shampoo natural de juá

500ml de água filtrada
3 colheres de sopa de raspa de juá
1 folha de babosa
2 colheres de sopa de jaborandi
2 colheres de sopa de alecrim
8 cravos da índia
1 colher de sopa de canela
3 gotas de óleo de copaíba

Leve o jaborandi, o alecrim os cravos e a água para o fogo até atingir fervura.  Desligue o fogo, tampe e deixe em infusão por cerca de 30 minutos. Coe e bata este chá no liquidificador com a polpa da babosa. Adicione  a raspa de juá, a canela, e o óleo de copaíba e misture bem. Coloque em frascos tampados e deixe descansar de um dia para o outro. Trata e limpa os cabelos sem ressecá-los.

Os ingredientes utilizados nestas preparações caseiras possuem propriedades antissépticas, antifúngicas e antibacterianas, que por si só promovem a conservação dos produtos. O óleo de copaíba também atua como antibiótico. Ainda assim, por ser natural, é interessante conservar em geladeira e manter fora apenas uma quantidade pequena que sirva para utilização de poucos dias. Algumas gotas de óleo essencial de cedro podem ser utilizadas  como conservante natural, bem como óleo de cravo . Você pode variar as demais ervas de acordo com o resultado que desejar.

Lembrando que as receitas se tratam de sugestões; você pode adaptá-las ou utilizar o juá puro diluído em água, para uma ação mais eficaz.

Pó de juá à venda na loja Veggi e Tal

Preço: R$4,90

 

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016