Neste sábado, lançamento do livro “Os Animais Também Contam”! em São Paulo

animais-contam-livroEste é o primeiro livro de uma série de uma seleção literária garimpada com muita dedicação em defesa dos direitos animais. Deste primeiro volume, participam 36 estórias, na forma de contos ou crônicas de 21 autores de várias cidades em seis estados do país — São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará e Maranhão — mais Alemanha. Da autora na Europa, Paula Dassie, é também a capa deste livro.

Além desses colaboradores, 12 artistas, de cinco estados brasileiros — novamente SP, RJ, PR, RS, mas também Goiás —; além da brasileira na Alemanha, produziram cerca de 20 ilustrações para o livro.

Contamos também com uma apresentação da professora Evely Libanori — que também colabora com três de suas crônicas —, da Universidade Estadual de Maringá. A professora destaca o que chama de “literatura animalista abolicionista” e “a função humanizadora da literatura”, conforme o crítico literário Antonio Candido.

Dialogamos assim com obras históricas como Os Miseráveis, do francês Victor Hugo (1862), que retratou a pobreza, fome e ignorância; ou Vidas Secas (1938), do alagoano Graciliano Ramos, que denunciou agruras do Nordeste, como a exploração social, opressão política e a seca.

Pois aqui também tratamos de vidas, vidas preciosas, mas em condições miseráveis que ultrajam sua dignidade como animais — que, apesar de um triste senso comum da palavra, nada têm de inferiores em termos de valor aos humanos. Não há como descrever o suficiente o nível de coisificação e sofrimento que esses indivíduos passam. Mas, neste livro, tentamos contar suas histórias e lhes dar protagonismo.

E as ferramentas e gêneros explorados para isso são dos mais diversos: desde crônicas, fantasia, ficção científica até sátiras, incluindo contos de “metamorfoses”. Assim buscamos fomentar uma arte e cultura de paz em defesa dos animais.

Sábado às 14:00 – 18:00

Biblioteca Pública Viriato Corrêa
Rua Sena Madureira, 298 – Vila Mariana, 04021-000  – São Paulo

Para obter mais informações e conferir a programação, acesse a página do evento no facebook

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016