Leite de soja e derivados

Aprenda a preparar leite, iogurte e queijo de soja

A soja e seus derivados são uma ótima opção para vegetarianos e intolerantes a lactose, tanto por seu alto valor nutricional quanto por sua versatilidade no preparo.

A soja é considerada um alimento funcional, pois fornece inúmeros nutrientes e benefícios à saúde. Seu consumo está associado à prevenção de doenças, como diversas formas de câncer, doenças cardiovasculares, osteoporose, diabetes, Alzheimer e incômodos da menopausa.

Possui proteínas de elevada qualidade, vitaminas do complexo B, cálcio, minerais (potássio, zinco) e antioxidantes; é pobre em gordura saturada e não contém colesterol, por ser de origem vegetal. A proteína da soja é a única considerada pela OMS como sendo de alto valor biológico. Leia mais sobre a soja: A Soja na saúde humana | Dúvidas no consumo de soja

Como preparar leite de soja

leite-sojaMeça uma xícara de grãos de soja. Para dar um choque térmico e evitar o sabor desagradável da soja, deixe os grãos cozinharem em água fervente por 5 minutos, escorra e em seguida lave-os em água fria. Deixe-os de molho em recipiente de vidro ou cerâmica de 4 a 8 horas. Passado esse período, lave-os e bata-os no liquidificador em uma proporção de 5 xícaras de água filtrada para cada  xícara do grão de soja hidratado. Após bem batidos, coe-os com um pano de algodão reservado especialmente para isso (uma fronha pequena funciona bem). Esprema bem para retirar todo o líquido. Em uma panela, cozinhe o leite por aproximadamente 25 mins em fogo baixo, mexendo de vez em quando e tomando cuidado para que o leite não transborde da panela.

– Para saborizar o leite, você pode adicionar  um pouco de baunilha, canela ou cravo. Conserve em geladeira por no máximo 3 dias

Como preparar iogurte de soja

Iogurte de sojaApós preparar o leite de soja, aguarde até que amorne. Verifique a temperatura com a ponta do dedo; se conseguir mergulhá-lo no leite e contar até 10 sem incomodar, significa que a temperatura está adequada. Despeje um envelope de fermento para iogurte, encontrado em lojas de produtos naturais, e mexa bem. Se preferir um iogurte com consistência bem firme, adicione uma colher de amido de milho ou de kanten diluído em um pouco de água.  Não adicione açúcar ou saborizantes nesta etapa, pois deixa o iogurte muito ácido.
Coloque em um recipiente e tampe bem, deixando abafado (de preferência em bolsa térmica) entre 4 a 6 horas.
Após fermentação, conserve em geladeira e adicione baunilha ou bata com frutas para dar sabor.

Como preparar tofu (queijo de soja)

tofu caseiroApós o preparo do leite de soja, com o leite ainda quente na panela, dissolva uma colher pequena, equivalente a 10g de sal amargo (sulfato de magnésio, comumente encontrado em farmácias) , em meio copo de água fervente e despeje sobre o leite, aos poucos. Quando notar que o leite está começando a coagular, pare de despejar a água.  Misture e tampe a panela e deixe descansar por aproximadamente 10 mins.
Despeje o conteúdo da panela em uma peneira forrada com um pano de algodão(funciona bem usar uma panela de cozimento a vapor, colocando o pano sobre a área onde se coloca os legumes para cozer), dobre o pano nas pontas, envolvendo o tofu. Em seguida coloque um peso sobre o tofu, que pode ser um pires com uma xícara por cima; o peso fará com que o tofu solte o excesso de água. Quanto maior o peso, mais compacto será o tofu. Aguarde aproximadamente 15 minutos.
Deposite o tofu com o pano em um recipiente com água, e delicadamente retire o pano. Deixe o tofu mergulhado em água por 10 mins ou lave-o diretamente em um filete fino de água da torneira, para retirar o sal amargo. Conserve em geladeira por no máximo 3 dias.

Como preparar leite condensado de soja caseiro

Ingredientes:
1 copo de extrato de soja em pó
2 copos de açúcar cristal orgânico
1 copo de água fervente
1 e 1/2 colheres de margarina vegetal ou óleo

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador até formar uma mistura homogênea. Leve à geladeira por aprox. 4 hrs . Utilize em receitas como substituto ao leite condensado industrializado.

Proteína texturizada de soja ( carne de soja ) ou PVT

Substituto para carne de origem animal no preparo de hamburguer, kibe, almondegas, etc… Com menor teor de gordura, sem colesterol, rica em proteinas, cálcio, ferro, potássio, vitamina E e fibras. leia mais

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