Leites vegetais

Como preparar leites vegetais

Os “leites vegetais” são bebidas feitas a partir de grãos, sementes, cereais, que substituem os leites de origem animal. Opção para veganos e para quem possui intolerância a lactose, são altamente nutritivos e saudáveis. Existem versões cruas (germinadas) e  cozidas, e a escolha vai de acordo com o gosto pessoal e disponibilidade. Aprenda a prepará-los:

leite-sojaComo preparar leite de soja

Meça uma xícara de grãos de soja. Para dar um choque térmico e evitar sabor desagradável, deixe os grãos cozinharem em água fervente por 5 minutos, escorra e em seguida lave-os em água fria. Deixe-os de molho em recipiente de vidro ou cerâmica de 4 a 8 horas. Passado esse período, lave-os e bata-os no liquidificador em uma proporção de 5 xícaras de água filtrada para cada  xícara do grão de soja hidratado. Após bem batidos, coe-os com um pano de algodão reservado especialmente para isso (uma fronha pequena funciona bem). Esprema bem para retirar todo o líquido. Em uma panela, cozinhe o leite por aproximadamente 25 mins em fogo baixo, mexendo de vez em quando e tomando cuidado para que o leite não transborde da panela.

– Para saborizar o leite, você pode adicionar  um pouco de baunilha, canela ou cravo. Conserve em geladeira por no máximo 3 dias.

Leite de amendoim

Leve 4 copos de água para ferver (se desejar um leite bem encorpado, adicione uma colher de aveia e deixe ferver por 3 minutos). Bata bem no liquidificador, junto com 1 xícara cheia de amendoins torrados e sem sal. Coe.

Leite de gergelim

Coloque 1/2 xícara de gergelins crus de molho em um copo de água de 40 mins a 1 hora. Descarte a água do molho, adicione 2 copos de água e bata bem no liquidificador. Coe.

Leite de Alpiste

Coloque cinco colheres de alpiste em um copo com água. Deixe de molho de um dia para o outro. Escoe a água e  substitua por um litro de água filtrada. Bata no liquidificador, coe.

Leite de aveia

Coloque uma xícara de aveia em pó e duas xícaras de água, e bata no liquidificador. Se preferir, coe. Este leite também serve para substituir creme de leite em receitas que vão ao forno, basta acrescentar uma quantidade maior de aveia para que o leite fique mais cremoso.

Leite de coco

Retire a água de um coco seco, e quebre-o. Leve ao forno por alguns minutos, isso irá fazer com que a polpa se desgrude da casca mais facilmente. Retire a polpa e bata no liquidificador com 900 ml de água. Coe com um pano de algodão. Use a polpa que sobrar no pano para fazer receitas que levem coco ralado.

Leite de girassol

Coloque uma xícara de sementes de girassol sem a casca, de molho de um dia para o outro (8 horas). Lave-os com água corrente e bata-os em liquidificador com 4 copos de água filtrada. Coar é opcional.

Leite de inhame

Descasque 1 inhame  japonês pequeno e bata no liquidificador com uma xícara de água. Coe em pano de algodão.

Leite de linhaça

Para preparar 1 copo de leite, meça 2 colheres de sopa de linhaça para cada copo de leite que irá preparar(para crianças, utilize apenas 1 colher de sobremesa para cada copo); lave os grãos em uma peneira, cubra-os com água e deixe de molho em um recipiente de vidro ou cerâmica, idealmente entre 2 a 4 horas.  Após este período, bata-os bem no liquidificador com um copo de água filtrada, e coe-os em uma peneira.

Leite de castanha

Deixe  as castanhas  de molho na água, por varias horas ou de um dia para o outro. A proporção é 1 xícara de castanhas para 3 copos de água filtrada. Bata no liquidificador e coe.

Leite de amêndoas

Deixe  as amêndoas  de molho na água, por varias horas . A proporção é 1 xícara de amẽndoas para 3 copos de água filtrada. Bata no liquidificador e coe.

Leite de quinoa

Em uma panela, adicione 4 colheres de grãos de quinoa e um litro de água. Espere até que a água ferva e então, descarte-a mantendo apenas os grãos (isso é necessário para retirar uma resina de sabor amargo presente na quinoa); em seguida adicione mais 1 litro de água filtrada e deixe cozinhar por aproximadamente 25 mins. Bata-os no liquidificador; coá-los é opcional. Conserve em geladeira.

Veja também como preparar queijos de soja, quinua entre outros

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016