Semente de linhaça

Propriedades e benefícios para a saúde

semente-linhacaA semente de linhaça é um superalimento, com incríveis propriedades para tratar e nutrir o corpo, por dentro e por fora. Saiba o que faz da linhaça tão poderosa e versátil.

A linhaça – semente do linho –  há mais de 2500 anos já era utilizada como medicamento.  Muitos estudos atuais demonstram as inúmeras propriedades e benefícios desta semente na saúde humana. Possui Ácidos Graxos e Ômega (3 e 6), que baixam os níveis de colesterol ruim e diminuem o risco de doenças do coração;  o ômega 3  (um agente antiinflamatório e regenerador celular) e ácidos graxos monoinsaturados (caloria de queima rápida; também é rica em fibras, como as ligninas, que melhoram sintomas de TPM  e auxiliam no tratamento de câncer de mama, contribuindo para o desaparecimento de células cancerígenas;  e ainda mucilagens de ação laxante, que nutrem a flora intestinal, tratam mucosas e auxiliam na desintoxicação.

Rica em proteínas e gorduras nutricionais, previne e mantém a boa formação cerebral, atuando em problemas de memória e lucidez. Seu consumo regular ainda auxilia no tratamento de diabetes, regulandos os níveis de açúcar no sangue, e fortalece o sistema imunológico.

Para os vegetarianos e veganos a linhaça é muito importante, pois é a principal fonte de ômega 3 de origem vegetal. Recomenda-se o consumo diário.

A linhaça emagrece

A linhaça é rica em fibras e possui efeito laxante e desintoxicante, que ajuda o organismo a eliminar toxinas e gorduras. Após seu consumo a linhaça estimula a produção do hormônio  colecistocinina, que provoca sensações de saciedade.

Como consumir a linhaça

Dê preferência à semente de linhaça crua e íntegra; as farinhas de linhaça e linhaça moídas sempre possuem algum grau de oxidação, o que compromete os efeitos da semente. O ideal é consumi-la previamente hidratada, o que ativa o processo de mucilagem do grão; nesse estado a semente de linhaça libera um tipo de “gel”, parecido com clara de ovo: são fibras hidrossolúveis ,que possuem efeito antioxidante. Para isso, lave as sementes em uma peneira e coloque-as de molho em um recipiente de vidro ou cerâmica e cubra-as com água filtrada, numa relação de  1 medida de sementes para 5 de água.  É benéfico deixá-las de molho de 4 a 8 horas antes de consumir.  Pode-se utilizá-las em sucos, vitaminas, barrinhas de cereal,  frutas, preparo de leite de linhaça, e uma infinidade de utilizações. Saiba como preparar o leite de linhaça.

Os benefícios citados só ocorrem plenamente se linhaça estiver crua, de preferência germinada e bem triturada no exato momento em que será consumida, e deve-se respeitar um período de 30 minutos sem efeturar nova refeição, pois é o tempo que a linhaça leva para efetuar seus benefícios em nosso organismo.

Quantidade recomendada:

Para adultos  – máximo de 2 colheres de sopa ao dia.
Para crianças até 12 anos – 1 colher de sobremesa ao dia.

Existem dois tipos de linhaça: a marrom e a dourada, sendo que a diferença nutricional e de ação é bem pequena de uma para a outra, podendo ambas serem consumidas com resultados semelhantes.

Fonte de pesquisa: Doce Limão

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