Como fazer manteiga corporal vegana

manteiga-corporal

crédito da imagem: One Green Planet

Manteigas corporais são produtos densos e concentrados, que proporcionam uma hidratação da pele intensa e duradoura. Você pode fazer sua própria manteiga corporal caseira, vegana, natural e sem ingredientes químicos que podem causar alergias de pele.

O site One Green Planet ensina que a receita caseira começa com uma base de manteiga de karité pura não refinada e óleo de coco.

Os triglicerídeos de cadeia média do óleo de coco penetram profundamente a pele e promovem a cicatrização, hidratação e proteção contra os danos dos radicais livres. Devido a isso, muitos acreditam que o óleo de coco seja uma alternativa natural para combater o processo de envelhecimento e reduzir linhas finas e rugas. Também é usado em muitos filtros solares caseiros, pois o óleo de coco barra até 20 por cento dos raios ultravioleta. E a melhor parte, é um hidratante suave seguro para quem tem pele sensível e para bebês.

A manteiga de karité é rica em ácidos graxos e vitaminas A e E, sendo um potente hidratante para sua pele. Estimula a produção de colágeno, melhorando a elasticidade da pele, ajudando a regenerar e reduzir os efeitos do envelhecimento. Ela também tem propriedades anti-inflamatórias e proteção UV. Pode até ser usada para tratar pequenas feridas e queimaduras. E também é segura para bebês e pessoas com pele sensível no geral.

Você pode adicionar à esta base uma série de óleos, como óleo de jojoba ou glicerina vegetal, sendo no entanto, opcionais.

O óleo de jojoba é semelhante a composição do óleo que sua pele produz naturalmente, o que permite que ele seja facilmente absorvido. Devido às suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, é frequentemente utilizado para tratar doenças da pele como eczema, psoríase, acne e pele seca.

A glicerina vegetal contribui para nutrir a pele, ajudando-a a reter a umidade e leva oxigênio para as camadas inferiores da pele, combatendo o envelhecimento. A glicerina vegetal absorve a água do ar e cria ligações de hidrogênio que continuamente mantém a umidade da pele durante todo o dia.

Esta manteiga corporal é utilizável quando os ingredientes de base são misturados juntos. No entanto, apenas misturar torna o produto muito denso e mais difícil de espalhar sobre a pele. Bater a mistura ajuda a incorporar ar, criando uma consistência mais leve que não só é muito mais fácil de aplicar, mas também possibilita que se use menos produto a cada aplicação, estendendo a sua durabilidade.

Manteiga corporal caseira

Ingredientes

1 xícara de manteiga de karité, pura e não refinada
1 xícara de óleo de coco
1 colher de sopa de óleo de Jojoba (opcional)
2 colheres de sopa glicerina vegetal (opcional)

Preparo

Coloque todos os ingredientes em um liquidificador e processe até ficar homogêneo. (quebre os pedaços de manteiga de karité).
Despeje a mistura em uma tigela e coloque na geladeira para esfriar até solidificar.
Usando uma batedeira, bata a mistura refrigerada até que ele tenha uma consistência semelhante a um creme de cobertura.
Coloque a manteiga batida em potes ou frascos com tampa e armazene em lugar fresco (ficará líquido novamente caso fique exposto a calor excessivo).
Você pode adicionar outros óleos vegetais ou essenciais favoritos para criar uma manteiga corporal perfumada.

Fonte: One Green Planet, traduzido e adaptado pelo Veggi & Tal.

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016