4 mitos sobre a soja que você provavelmente ainda acredita

A Soja na saúde humana

Você certamente não TEM que comer produtos de soja sendo vegetariano ou vegan. Mas para muitos, opções como hambúrgueres vegetarianos, leite de soja e missô tornam pratos convenientes e saborosos.

Muitas dúvidas sobre o consumo de soja persistem: a soja é saudável para  homens? E o que acontece com quem tem câncer de mama e come soja?

Por isso o Huffington Post abordou alguns dos maiores mitos da soja – e aqui estão algumas coisas que você precisa parar de acreditar.

MITO: A soja não é uma boa fonte de proteína.

A soja é conhecida por ser uma proteína completa, o que significa que contêm todos os aminoácidos essenciais que temos de ingerir de alimentos, por não serem produzidos pelo organismo. Um copo de soja cozida contém cerca de 22 gramas de proteína.

MITO: produtos que imitam carne à base de soja são nutritivos, porque são vegetarianos.

Fato: Moldar soja em algo que parece ser um nugget de frango ou uma salsicha geralmente requer processamento, que pode levar a listas longas de ingredientes. Muitos destes produtos também são ricos em sódio e gordura. Como com quase todos os alimentos, quanto mais próximo do natural a soja estiver no momento do consumo, melhor.

MITO: A soja provoca câncer de mama

Sim, alguns tipos de câncer da mama crescem na presença de estrogênio, e sim, a soja pode agir como estrogênio. Mas não há nenhuma ligação direta dizendo que a soja cause câncer.

Entre os estudos observacionais de seres humanos que recebem grandes quantidades de soja na dieta, os resultados mostraram que não há ligação com o câncer de mama ou mesmo com taxas mais baixas de doença. “(…) os estudos em humanos não mostraram danos por comer alimentos de soja”, disse Marji McCullough,  diretora estratégica de epidemiologia nutricional da American Cancer Society, escreveu para a organização . “O consumo moderado de alimentos de soja parece seguro para tanto para sobreviventes de câncer de mama quanto para a população em geral, podendo ainda reduzir o risco de câncer de mama.”

MITO: homens não devem comer soja.

Fato: As preocupações sobre as atividades similares ao estrogênio da soja tem causado a preocupação de que produtos de soja possam diminuir a testosterona nos homens, mas estudos clínicos não suportam esse receio. Há pelo menos dois relatos de homens que sofreram mudanças feminizantes em seus corpos (um dos quais tinha diabetes tipo 1) após o consumo de altas doses de soja, mas mesmo a taxas mais elevadas do que a média de consumo – maior até do que o que é típico entre as culturas asiáticas – a ciência não encontrou nenhuma evidência para advertir os homens contra a ingestão de soja. Na verdade, os homens podem ainda se beneficiar de um pouco de soja na dieta, com indícios de diminuição no risco de câncer de próstata.

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016