Por que não consumir ovos

Por Veggi & Tal

free-rangeOvos parecem ser um ponto de atrito bastante significativo para as pessoas considerando o veganismo. Ao contrário de vacas, que não produzem leite a menos que tenham sido engravidadas, galinhas produzem ovos naturalmente. É, de fato, uma função corporal natural nelas. Então, qual é o problema? Galinhas irão produzir ovos de qualquer maneira, e se forem criadas em granjas caipiras ou orgânicas, que tem de errado?

Os problemas são muitos. Quando animais são tratados como mero recurso a ser utilizado para obtenção de lucro, seus interesses estarão sempre em último plano.

– De acordo com a legislação brasileira, a produção de ovos caipiras ou orgânicos deve atender a algumas regras, como a proibição do uso de gaiolas e determinados cuidados na alimentação e tratamento dos animais. É preciso ter em mente que estas regras atendem sobretudo aos interesses do consumidor, não dos animais.

– Nestes sistemas é proibido o uso de remédios e antibióticos, o que significa que o animal que sofrer, por exemplo, uma lesão ou outra condição que exija o uso de medicamentos não receberá o tratamento devido;

– As galinhas podem ter sido criadas fora de pequenas gaiolas, mas possivelmente em ambientes imundos e superlotados;

– É verdade que galinhas botam ovos naturalmente, mas não indefinidamente. Galinhas põem ovos em uma pequena janela de tempo, de 1 a 2 anos. Mesmo criações “humanitárias” tem por objetivo o lucro, e se uma galinha não está botando o suficiente, ela precisa ser substituída. Simplesmente não há capacidade para se manter galinhas “aposentadas” (vivendo o restante de suas vidas de aproximadamente 10 anos), enquanto se adiciona novas galinhas para substituir as antigas. As galinhas que não botam mais são mortas precocemente, muitas vezes nos mesmos matadouros e sob as mesmas terríveis condições do que as galinhas de granjas industriais.

Além de todas estas questões acima levantadas, os ovos são da galinha – mesmo ovos não fecundados não são produzidos para nosso consumo. Não há qualquer necessidade de consumirmos ovos.  Tanto pelo aspecto nutricional quanto pelo culinário, os ovos são plenamente substituíveis.

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016