Necessidades nutricionais básicas durante a gravidez

Necessidades nutricionais básicas durante a gravidez veganaCalorias

Você vai precisar de calorias extras, mas não em excesso. Não há necessidade de dobrar a alimentação; uma porção um pouco maior de cada refeição saudável é o suficiente.

Você vai querer prestar especial atenção a alguns nutrientes que são essenciais para a saúde e o desenvolvimento do seu bebê. Aqui estão alguns destes nutrientes:

 

Proteína

Aumente a sua ingestão de proteína de 25 gramas por dia para um total de cerca de 70 gramas por dia. Vegans podem obter esta proteína extra do feijão, tofu e grãos, por exemplo.

Cálcio

Todos nós sabemos a importância do cálcio para dentes e ossos saudáveis, mas você sabia que o cálcio de fontes vegetais é mais facilmente digerido do que o de produtos de origem animal? Pode parecer difícil consumir as 1.000mg de cálcio recomendadas para gestantes, mas se você comer, por exemplo, uma laranja ou um kiwi no café da manhã, salada com couve com seu almoço, arroz e/ ou quinoa com o jantar, e amêndoas como petisco, você vai ser capaz de consumir o cálcio de que  precisa na gravidez. Muitos alimentos, como cereais e sucos, são enriquecidos com cálcio. Verifique se a fonte do cálcio é vegana, contudo.

Vitamina D

O cálcio não é absorvido sem vitamina D no nosso organismo. Gastar tempo suficiente do lado de fora nos meses mais brilhantes permitirá que o seu corpo produza a vitamina D de que precisa, mas você pode precisar de um suplemento, especialmente se vive em um clima menos ensolarado. As fontes de vitamina D veganas geralmente são sintéticas.
O sol, contudo, continua sendo a melhor fonte de vitamina D.

Ferro

O ferro é essencial para a produção de hemoglobina, e o volume de sangue aumenta em cerca de 50% nesta fase. Uma gestante deve aumentar sua ingestão de ferro, em forma de legumes, verduras de folhas escuras e muitas outras fontes vegetais deliciosas, em cerca de 9 mg por dia ( de 18 mg para 27 mg).

Ácido Fólico

Considerado um dos nutrientes mais importantes nos primeiros estágios da gravidez, o ácido fólico foi observado por diminuir taxas de defeitos graves no tubo neural. Felizmente, é relativamente simples de consumir ácido fólico suficiente em uma dieta vegana, porque ele está disponível em muitos alimentos, como espinafre, brócolis, alface, e lentilhas.

Ácido docosa-hexaenóico (DHA)

DHA é importante para o desenvolvimento neurológico do seu bebê. As fontes vegetais mais comuns deste nutriente são linhaça e chia.

Iodo

O iodo é essencial para a saúde da tiróide. A maioria das pessoas obtém bastante iodo do sal iodado, mas se você não tende a usar sal, um suplemento pode ser útil. Os vegetais do mar também são boas fontes de iodo.

Orientações nutricionais mudam regularmente, especialmente, ao que parece, para as futuras mães. É o suficiente para fazer uma pessoa ficar estressada e preocupada, no momento em que ela deveria diminuir o estresse. Comer uma grande variedade de alimentos com alto valor nutricional vai ajudar a dar a seu bebê a melhor saúde possível.

O conteúdo acima é apenas para fins informativos e não é um substituto para aconselhamento médico, diagnóstico ou tratamento.

Artigo do One Green Planet, traduzido e adaptado pelo Veggi & Tal

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016