Óleo de coco como protetor solar

Óleo de coco como protetor solar“O óleo de coco é um protetor solar comprovado que ainda é usado por milhões de pessoas nos trópicos como única fonte de proteção contra queimaduras solares e câncer de pele”, escreve Bruce Fife , autor de  Coconut Cures: Preventing and Treating Common Health Problems with Coconut Oil e outros livros.

Citando um estudo realizado por pesquisadores indianos , Fife explica como vários óleos foram medidos por sua capacidade de absorver ou bloquear a radiação UV. Os pesquisadores descobriram que o desempenho do óleo de coco foi relativamente fraco em comparação com os outros óleos; bloqueou apenas cerca de 20 por cento da luz UV. No entanto, Fife afirma, isso é bom.

“O óleo de coco protege o corpo contra queimaduras solares e câncer de pele sem bloquear a radiação UV benéfica”, Fife escreve em seu boletim informativo . “O óleo de coco … funciona impedindo reações de radicais livres que levam a todas as conseqüências causadas pela exposição excessiva ao sol.”

Sua teoria é que o óleo de coco permite apenas a quantidade certa de raios UV para que a pele pode permanecer saudável. “A vitamina D é produzida pela ação dos raios ultravioleta da luz solar interagindo com o colesterol em nossa pele”, ele escreve em seu boletim informativo . Por não bloquear todos os raios UV, então, o óleo de coco ainda permite a produção necessária de vitamina D.

Dito isso, ele aconselha “acostumar” a pele antes de ficar muito tempo no sol. Este é um processo necessário para o óleo de coco ser benéfico. Passar uma fina camada de óleo de coco sobre a pele descoberta e permanecer no sol por apenas 15 a 30 minutos de cada vez. Repita este processo nos próximos dias, aumentando o tempo de exposição pouco a pouco. “Depois de cerca de duas semanas ou mais, sua pele vai estar acostumada o suficiente para ficar ao ar livre por horas com uma única camada de óleo de coco”, escreve Fife em seu boletim informativo .

É importante lembrar que o fator de proteção solar (FPS) é um número que se refere a eficácia de um produto (ou de um óleo natural) no bloqueio de raios UV. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças recomendam o uso de um protetor solar com pelo menos FPS 15; como o óleo de coco não está classificado, não se pode assumir que irá proporcionar proteção suficiente contra o câncer de pele, de modo que você deve consultar um médico antes de usar.

Entre os ilhéus do Pacífico,o óleo de coco tem sido usado como um filtro solar durante muitos anos. Os povos indígenas têm incluído o óleo de coco como parte de sua medicina tradicional. Além da pele, o óleo de coco é usado para tratar uma grande variedade de problemas de saúde.

Fonte: Medical Daily

Texto traduzido e adaptado pelo Veggi & Tal

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016