Usos para o óleo de coco

Usos para o óleo de cocoO óleo de coco (prensado a frio e não refinado) é excelente para inúmeras finalidades. É antimicrobiano, antioxidante, anti-fúngico, anti-bacteriano, anti-inflamatório, anti-parasitário e antiviral. Ele também ajuda na absorção de vitaminas e minerais. E é um ótimo hidratante. Por todas estas propriedades, ele é perfeito para se usar de um milhão de maneiras diferentes. Veja algumas dicas de utilização:

Na cozinha – O óleo de coco pode substituir manteiga, margarina e gorduras no geral, em receitas e preparações culinárias. Tem capacidade de suportar altas temperaturas sem sofrer modificação em seus componentes nutricionais. Por isso, ele é considerado um óleo estável, e saudável, pois não apresenta gordura trans, que é gerada pelo processo de hidrogenação, presente na maioria dos óleos de origem vegetal.
Tem sabor agradável e pode ser usado em refogados, saladas, vitaminas, sobremesas e até para passar no pão.

Limpeza e clareamento dos dentes De acordo com uma pesquisa de cientistas irlandeses, o óleo de coco ajuda a combater a bactéria Streptococcus, que causa doenças como a cárie e abscessos dentários.
Coloque uma colher de sopa de óleo de coco na boca e bocheche por cerca de 20 minutos, de um lado para o outro e passando por entre os dentes. Cuspa e bocheche novamente com água.
Você também pode escovar os dentes com o óleo de coco, aplicando uma pequena quantidade na escova.

Hidratante – O óleo hidrata a pele do corpo e rosto, estimulando a produção de colágeno. Hidrata e combate rachaduras nos lábios.
Nos cabelos, condiciona e fortalece.  Aplique, deixe agir por 15 minutos ou mais, e lave como de costume.

Picadas e acne – aplique uma pequena quantidade de óleo de coco em picadas de inseto ou acne. O óleo de coco é anti-inflamatório, auxilia a cicatrização e devido ao ácido láurico, combate as bactérias da acne.

Veja também:

Óleo de coco como protetor solar

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016