5 maneiras de aproveitar o óleo de cozinha na limpeza vegana e ecológica

óleo de cozinha na limpeza vegana e ecológicaNas prateleiras do armário da cozinha há uma infinidade de produtos que podem ser usados na limpeza da casa. Antes da hora da faxina, veja as dicas a seguir para aproveitar o óleo alimentar, tanto o de girassol, como o azeite virgem.

– Mobiliário de madeira: Faça seu próprio polidor de móveis com dois copos de óleo vegetal ou azeite virgem e o sumo de um limão. Basta misturar os dois ingredientes e aplicar nos móveis com um pano macio. Essa solução também é eficaz para disfarçar riscos em móveis de madeira clara.

– Mobiliário de vime e rattan: São móveis mais artesanais e que tendem a secar e rachar ou se partir. Para evitar que isso ocorra, aqueça um pouco de óleo vegetal ou de girassol e pincele em toda a peça.

– Panelas de ferro fundido: Este tipo de panela não pode ser muito esfregada, pois isso faz com que ela solte uma ferrugem prejudicial à saúde. Então, se ficarem restos de alimentos grudados na peça utilize uma pasta feita da mistura de sal grosso e óleo vegetal para limpá-la. Após passar em toda a panela, lave normalmente com água quente.

– Superfícies em aço inoxidável: Não precisa utilizar produtos tóxicos para dar brilho às suas peças. Um pouco de azeite virgem em um pano macio é a solução para deixar a superfície mais limpa e brilhosa.

– Limpe janelas e esquadrias de alumínio: Misture óleo de cozinha e álcool, a mesma medida para ambos. Coloque um pouco da solução em um pano macio ou flanela e depois no alumínio. É importante não passar diretamente na peça a ser limpa.

fonte: primeira edição

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016