Ovos aumentam o risco de doença cardíaca

E os ovos não são os únicos –  fígado, carne bovina e carne de porco tem um efeito similar

Novo estudo revela que ovos aumentam o risco de doença cardíacaUm estudo no New England Journal of Medicine diz que alimentos como ovos e carne podem aumentar o risco de doenças cardíacas por causa da forma como  são digeridos.

O  relatório aponta que a lecitina presente nos ovos aumenta o risco de doença cardíaca, devido ao seu efeito sobre as bactérias intestinais. Como recentemente anunciado, ovos não são os únicos –  Fígado, carne bovina e carne de porco tem um efeito similar.

A pesquisa, publicada na edição de 25 de abril do New England Journal of Medicine, foi focada em micróbios no intestino e os níveis sanguíneos de um mediador químico, a substância chamada TMAO ( trimetilamina N-óxido) . Quando você come um ovo, as bactérias no intestino ajudam a converter a lecitina em TMAO.

No estudo, aqueles com os maiores níveis de TMAO em seu sangue tinham um risco 2,5 vezes maior de eventos cardiovasculares adversos do que aqueles com a menor quantidade de TMAO.  Mesmo entre as pessoas sem fatores de risco tradicionais para doença cardíaca, altos níveis de TMAO foram ligados a um maior risco de ataque cardíaco e derrame.

 Fonte: LA Times

Leia também: Metabolismo intestinal faz carne elevar risco de doença | Comer ovo pode ser tão ruim quanto fumar

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016