Pacientes com câncer de mama que comem laticínios podem reduzir pela metade suas chances de sobrevivência

Pacientes com câncer de mama que comem laticínios podem reduzir pela metade suas chances de sobrevivênciaUm sorvete ou iogurte por dia pode prejudicar a sobrevivência das mulheres com câncer de mama, dizem os cientistas. Aqueles com a doença que comem uma única porção diária de um produto que contenha leite integral, podem estar 50 por cento mais propensos a morrer.
Cientistas dos EUA suspeitam que isto ocorre porque leite e outros laticínios contêm o hormônio estrógeno, que estimula o crescimento do tumor.
Já há algumas evidências de que a dieta desempenha um papel na melhoria das chances de sobreviver ao câncer e impedindo-o de voltar. Mas este é o primeiro estudo a mostrar essa ligação forte entre os produtos lácteos e o câncer de mama.
Cerca de uma em cada oito mulheres irá desenvolver cancer da mama em algum momento de suas vidas, e existem cerca de 50 mil novos casos por ano. Embora as chances de sobrevivência sejam muito melhores do que em outras formas da doença, ela ainda leva a 11.800 mortes por ano.
Cientistas do Kaiser Permanente Research Centre, na Califórnia analisaram os registros de 1.500 mulheres diagnosticadas com câncer de mama entre 1997 e 2000. Eles tinham todos os questionários sobre a freqüência com que consumiam produtos lácteos, os tamanhos das porções e o quê especificamente elas comeram. Os alimentos mais comuns foram sorvetes, iogurtes, queijos, bebidas gordurosas e chocolates quentes. Os cientistas descobriram que aqueles que comiam apenas uma porção de um desses produtos por dia tinham 50 por cento mais probabilidade de morrer da doença dentro de 12 anos.
Eles apontam que a maior parte do leite consumido na Grã-Bretanha e nos EUA vem de vacas prenhes e é rico em hormônio estrógeno, hormônio conhecido por provocar o crescimento de tumores e há níveis particularmente elevados em alimentos ricos em gorduras de leite.
Na verdade, mulheres que comiam uma porção de laticínio integral  por dia tinham 64 por cento mais probabilidade de morrer de qualquer causa – não só do câncer de mama.

03/2013 – DailyMail

Receitas veganas substituindo leite e derivados:

Leites vegetais | Queijos vegetaisSubstitutos em receitas

Veggi e Tal - Receitas veganas, Veganismo e Direitos Animais
© 2012 - 2016