Painço, girassol e alpiste

São  muito fáceis de se encontrar, são baratas, riquíssimas em nutrientes e benefícios à saúde humana. Veja porque vale a pena consumir estas sementes:

paincoPainço – Fonte de vitaminas, fibras, proteínas e minerais. Estudos recentes mostram que ele auxilia no desenvolvimento dos ossos, no combate de problemas cardíacos e hipertensão, redução do colesterol e prevenção do câncer. Contém triptofano, um aminoácido capaz de reduzir o apetite e que promove a sensação de bem estar, além de ser rico em fibras. Painço também tem ATP, molécula de energia que combate o cansaço e a fadiga, sendo por isso indicado para quem pratica  atividade física.  Contém cálcio, zinco, fósforo, magnésio, lisina, aminoácidos e antioxidantes essenciais que retardam o envelhecimento e fotoquímicos responsáveis pela diminuição do colesterol.  Outra boa notícia é que o painço não contém glúten.
Pode ser consumido cozido ou em forma de farinha, bastando para isso triturá-lo no liquidificador. A farinha pode ser adicionada a massas, pães, bolos, mingaus,entre outros; o grão cozido pode ser adicionado à sopas, saladas,  substituindo o arroz, etc.  Pode ainda ser adicionado à preparação de sucos.

Girassol -Muito nutritiva, possui gordura poli-insaturada,  que ajuda no combate do colesterol. Depois de torrada, é muito rica em vitaminas E, D e do complexo B, selênio, fósforo e potássio. Sua farinha é comumente usada no combate à desnutrição, pois possui aminoácidos essenciais. Utilizar o óleo de girassol em substituição ao de soja e margarina também é benéfico, já que possui quantidade de gordura saturada reduzida. Além do óleo, existem muitas maneiras de consumir esta semente: com ou sem casca; torrada; em forma de farinha; no preparo de “leite” de girassol;  em muitas preparações culinárias, como receitas de massas, biscoitos, bolos, etc.

Alpiste – possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes; auxilia no combate ao colesterol e na perda de peso. Rico em vitaminas do complexo E, proteínas e minerais.  Popularizou-se o consumo em forma de leite, mas pode também ser adicionado inteiro ou em forma de farinha ao preparo de massas, pães, bolos, biscoitos, e uma infinidade de outras preparações.

Nossa alimentação deve ser o mais variada e rica quanto possível;  grãos e sementes são essenciais para uma boa nutrição e saúde.

Fontes de consulta Folha R7Suadieta

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